Vencimentos IPVA ES por Placa: Calendário Parcelas e Cota Única

Se você possui algum veículo licenciável no Estado do Espírito Santo, deve ficar muito atento às datas e vencimentos do IPVA ES.

O imposto, que deve ser pago todos os anos pelos contribuintes, tem calendário de pagamentos diferenciados por placa e por tipo de veículo no ES. Aqui no ipvadetran.com.br você confere essa e outras regras referentes ao IPVA do Espírito Santo. Confira:

Vencimentos IPVA ES – Cota Única e Parcelado

Vencimentos IPVA ES por Placa - Calendário Parcelas e Cota Única

Existem duas Tabelas de Vencimentos, sendo uma para veículos leves (carros, motos) e outra para veículos pesados (ônibus e caminhões).

Calendário IPVA ES Por Placa – Veículos Leves

Para veículos leves, os meses de vencimento não mudam conforme a placa do veículo. Contudo, os dias de vencimento dentro de cada mês são diferentes. Assim, finais de placa 1 e 2, por exemplo, têm vencimento antes da metade do mês. Por outro lado, placas com finais 8 e 9, por exemplo, têm vencimento mais próximo ao fim do mês.

A Tabela completa com os dias de vencimento ainda não foi divulgada. Veja abaixo a previsão:

Vencimentos-IPVA-ES-Veiculos-Leves

Abril é o mês de vencimento da primeira parcela ou da cota única, quando os contribuintes podem antecipar o pagamento para garantir o desconto oferecido.

Para quem optou pelo parcelamento, as parcelas seguintes (2ª, 3ª e 4ª) vencem nos meses de maio, junho e julho, respectivamente.

Veja também:

Calendário IPVA ES Por Placa – Caminhões e Ônibus

Já para veículos pesados, como caminhões, ônibus e micro-ônibus, os meses de vencimento se dão de acordo com o final da placa.

Além disso, são apenas duas datas de vencimento. Ou seja, pode ser parcelado em apenas duas vezes (ou ser pago à vista com desconto no vencimento da primeira parcela).

Assim como para veículos leves, os dias exatos de vencimento ainda não foram divulgados pela SEFAZ. Contudo, seguem abaixo os meses prováveis de pagamento para os proprietários deste tipo de veículo:

Vencimentos-IPVA-ES-Caminhoes-e-Onibus

Assim, as placas com final 1 e 2 devem pagar em março a cota única com desconto ou a primeira parcela. Em caso de parcelamento, a segunda e última parcela vence em abril.

As demais placas também têm direito ao desconto, desde que o pagamento seja efetuado de forma integral até o vencimento da primeira parcela.

Compartilhe com seus amigos:
error: