Tabela de Vencimentos IPVA MG 2023: Calendário e Datas

É muito importante que o contribuinte mineiro esteja atento à Tabela de Vencimentos do IPVA MG 2023, pois ela traz todas as datas de vencimento com descontos e também das parcelas do imposto.

Aqui nesta página será possível conhecer cada uma dessas datas, entender todas as condições de pagamento do IPVA 2023 e ficar preparado, obtendo as melhores condições.

Tabela e Datas de Vencimentos IPVA MG 2023

Tabela de Vencimentos IPVA MG

Embora o calendário de vencimentos seja bem simples no Estado e de fácil compreensão, é bom ter atenção para não perder os prazos e evitar dores de cabeça.

Apesar de não ter sido divulgada ainda de forma oficial, já é possível ter uma ideia de quando serão os vencimentos do IPVA 2023. Isso porque as regras quase não mudam entre os anos.

Vencimentos IPVA MG 2023 por Placa

Veja abaixo como foram as datas de vencimento do IPVA MG do último exercício:

Finais de Placa 1 e 2: Primeira cota ou cota única com desconto em 21 de março. Segunda parcela em 25 de abril. Terceira e última parcela em 25 de maio.

Finais de Placa 3 e 4: Primeira cota ou cota única com desconto em 22 de março. Segunda parcela em 26 de abril. Terceira e última parcela em 26 de maio.

Finais de Placa 5 e 6: Primeira cota ou cota única com desconto em 23 de março. Segunda parcela em 27 de abril. Terceira e última parcela em 27 de maio.

Finais de Placa 7 e 8: Primeira cota ou cota única com desconto em 24 de março. Segunda parcela em 28 de abril. Terceira e última parcela em 30 de maio.

Finais de Placa 9 e 0: Primeira cota ou cota única com desconto em 25 de março. Segunda parcela em 29 de abril. Terceira e última parcela em 31 de maio.

Vencimento Taxa de Licenciamento e DPVAT 2023

Valor Tabela IPVA ES

A taxa de licenciamento tem apenas uma data de vencimento válida para todos os finais de placa: 31 de março.

Já o DPVAT não deve ser cobrado mais uma vez em 2023, assim como ocorreu no último ano. Assim, para deixar o seu veículo regularizado é preciso pagar apenas o IPVA e o Licenciamento.

Desconto Cota Única e Parcelamento

Quem optar pelo pagamento em cota única, com vencimento na mesma data da primeira das três parcelas, terá direito a desconto de 3%. Esse desconto vale para todos os contribuintes, independente de como está a situação do IPVA de anos anteriores.

O parcelamento pode ser feito em até três vezes, mas não tem direito a descontos adicionais. Além disso, deve ser observada a questão do valor mínimo por cota, que deve ser de pelo menos R$ 50,00.

Como e onde pagar o IPVA 2023 em Minas Gerais?

IPVA

De fato, é bem fácil, rápido e prático para efetuar o pagamento. Se você é correntista do Banco do Brasil, por exemplo, poderá pagar pelos caixas eletrônicos e internet banking, além do aplicativo oficial.

Do mesmo modo ocorre para correntistas do(a):

  • Itaú
  • Bradesco
  • Sicoob
  • Santander
  • Mercantil do Brasil.
  • Caixa Econômica Federal.

É possível fazer o débito diretamente na conta, sem a necessidade de emitir o DAE previamente no site da SEF – Secretaria de Fazenda. Basta acessar a opção IPVA na seção de pagamentos e informar os dados do veículo (RENAVAM).

Outra forma de pagar o IPVA é emitir a DAE pelo site oficial, conforme o link disponibilizado abaixo. Posteriormente o pagamento deve ser realizado nos correspondentes das instituições acima, nos caixas eletrônicos, internet banking e aplicativos.

Consultar o IPVA MG 2023

Para realizar a consulta do IPVA 2023 de Minas Gerais o contribuinte deverá acessar o site oficial da SEF, através do endereço eletrônico https://ipva1.fazenda.mg.gov.br/ipvaonline/.

Nesta página basta informar o RENAVAM e ano do exercício desejado para visualizar as informações de débitos que devem ser quitados.

A consulta também poderá ser feita pelo telefone, através do 155 do LIGMINAS para todo o Estado de Minas Gerais.

Como imprimir a 2ª Via do Boleto IPVA 2023 Minas Gerais

2ª VIA IPVA

Da mesma forma que é possível efetuar a consulta de débitos também está disponível a emissão de Segunda Via para pagamento.

Ao acessar a consulta, como nos passos anteriores, faça o download e a impressão do PDF gerado. Em seguida basta se dirigir a qualquer local de recebimento, conforme já explicado acima.

Atendimento para dúvidas do IPVA 2023 Minas Gerais

Quem necessitar de atendimento presencial poderá procurar a AF – Administração Fazendária nos municípios mineiros.

Além disso, pelo ‘Lig Minas 155’ há atendimento telefônico do Governo do Estado para todo Estado de Minas Gerais. Há ainda a opção de ligar para o telefone (31) 3069-6601, para outros estados e uso em celular.