Pagar o IPVA Atrasado: o que e como fazer?

IPVA Atrasado: O início de mais um ano se aproxima, e como já se sabe este é o período do ano com muitos compromissos, muitas contas a pagar.

Entre elas está o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA. Este é o imposto que deve ser pago pelos contribuintes que possuem qualquer categoria de veículo, em qualquer localização do país.

Com tantos compromissos para se preocupar neste período, pode ocorrer com muitas pessoas o fato de deixar o IPVA atrasado.

O que fazer em casos de IPVA atrasado?

IPVA Atrasado

Independente se o imposto ficou atrasado por mero esquecimento ou por dificuldades financeiras, saiba que é possível negociar e quitar as dívidas com rapidez e facilidade.

Como o IPVA é de responsabilidade da Administração Estadual, cabe ao Estado, através de suas Secretarias e do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), recolher o imposto, inclusive se estiver em atraso.

Portanto, em caso de atraso do IPVA a negociação, caso seja realmente necessária, deve ser feita através de um órgão estadual.

E se eu não pagar o IPVA?

Fiscalização IPVA Atrasado

O IPVA atrasado pode gerar multas e juros, mas pode também acarretar em outros sérios problemas, pois além de perder as opções de descontos oferecidas a quem paga no prazo, o contribuinte pode ter o seu veículo apreendido em eventuais fiscalizações.

Cada Estado tem um tratamento diferenciado em situações de IPVA atrasado. Dessa forma, é necessário que o contribuinte entre em contato com o respectivo DETRAN, pelo site oficial ou ainda presencialmente, nas Sedes em todo o país.

Caso a consulta aconteça através do site, é necessário informar a placa e o RENAVAM para conhecer online as pendências do veículo.

É possível parcelar o IPVA Atrasado?

Muitos Estados permitem que o contribuinte faça a emissão das guias pela internet. Ao emitir uma nova guia, esta estará atualizada, corrigida com juros e multas previstas. A data de vencimento também é alterada, por isso é importante ter muita atenção para não ocorrer um novo atraso.

Na parte superior e lateral desta página é possível encontrar o seu Estado e acessar todas as informações sobre o IPVA, como pagamentos, datas, tabelas, valores, alíquotas, consultas e emissão de 2ª Via.

Além disso, em cada página é possível encontrar links úteis para obter mais informações, consultar e emitir as guias para pagamento. Confira!

Compartilhe com seus amigos:
error: