Pagamento e Descontos IPVA SP 2023: GNV, Cartão de Crédito

Os descontos do IPVA SP 2023 são possíveis para diversas situações de pagamento. Como se aproxima a data de vencimento do imposto, muitos proprietários de veículos já buscam por novidades, já que este é um compromisso inadiável do início do ano.

Abaixo será possível conferir todas as informações e novidades IPVA 2023 de São Paulo, inclusive sobre pagamento, isenção e descontos à vista e parcelado.

Sobre o IPVA de São Paulo

IPVA São Paulo SP

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um dos tradicionais compromissos do início do ano, assim como o IPTU. Ele é um imposto anual pago pelos proprietários ou possuidores de veículos. A sua quitação é um requisito para o licenciamento.

Em São Paulo, a SEFAZ – Secretaria Estadual de Fazenda é responsável pelo recolhimento do IPVA. Com apoio do DETRAN, responsável pelo licenciamento, a SEFAZ divulga sempre nos últimos meses do ano, entre outubro e novembro, todas as regras do IPVA para o ano seguinte.

Do total da arrecadação do IPVA SP 2023, 20% vão para o FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. O remanescente do valor é repartido 50% (cinquenta por cento) para o Estado e a outra metade para o município de registro do veículo.

Fonte: Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo

Haverá alguma mudança?

Geralmente nenhuma alteração é realizada nas regras e na forma de cobrança do imposto, sendo mantidas as mesmas condições dos últimos anos.

O que normalmente muda é o valor a ser pago, não devido a mudanças no IPVA de SP, mas pela forma de cálculo do imposto. Você pode conferir como isso funciona acessando a página de Cálculo e Alíquotas do IPVA SP 2023.

Pagamento parcelado e à vista IPVA São Paulo 2023

Pagamento Desconto IPVA

O pagamento do IPVA 2023 em São Paulo pode ser realizado à vista ou ainda ser parcelado. Aqueles que pagarem nas opções de cota única terão direito a descontos. Quem preferir pode parcelar em até cinco vezes. Confira informações sobre as tabelas de vencimentos abaixo:

São duas Tabelas de Vencimentos distintas:

  • Um especificamente para Caminhões e Caminhões-Tratores (Acesse aqui);
  • e outra para os demais veículos, como carros, motos, ônibus, etc. (Acesse aqui).

O desconto do pagamento do IPVA SP 2023 em cota única geralmente é de 9% na primeira opção e de 5% na segunda. A data limite para pagamento vai depender do tipo de veículo, conforme já separamos acima. Assim:

  • Para caminhões a primeira cota única é em janeiro e a segunda em abril, com 9% ou 5% de desconto.
  • Para os demais a primeira cota única é em janeiro e a segunda é em fevereiro, também com 9% ou 5% de desconto, respectivamente.

Isenção e Descontos IPVA SP 2023: Híbrido, GNV, PCD

Isenção IPVA

Conhecer os seus direitos é muito importante para aproveitar as melhores condições oferecidas na hora de pagar o IPVA.

Muitos contribuintes têm, por exemplo, direito à isenção do IPVA SP 2023, como é o caso de pessoas com deficiência (PCD), autismo, proprietários de carros antigos e taxistas. Confira quais são todas as condições de isenção do IPVA em São Paulo.

Muitos condutores buscam saber se há desconto no IPVA SP 2023 para carros com GNV (Kit Gás) ou híbridos. Até o momento não há: basta consultar as alíquotas do IPVA SP para conferir os percentuais por categoria.

Na antiga legislação carros com motor a gasolina combinados com GNV tinham alíquota diferenciada. Essa condição continua, mas para carros fabricados até 2008. Veja abaixo:

“Será aplicada a alíquota de 3% (três por cento) para veículos fabricados até 31 de dezembro de 2008 que utilizarem motor especificado para funcionar exclusivamente a gasolina, quando adaptado para funcionar de maneira combinada com gás natural veicular ou gás natural comprimido”

Fonte: SEFAZ SP

Pagamento IPVA SP 2023 nos Bancos Credenciados

A maneira mais convencional de pagar o IPVA e o Licenciamento é através dos Bancos Credenciados/Conveniados com a SEFAZ. O pagamento pode ser realizado mesmo sem a necessidade de impressão de boletos, diretamente nos aplicativos, caixas eletrônicos e internet banking para clientes destas instituições. Veja abaixo quais são os Bancos Credenciados do IPVA SP 2023:

  • BANCOOB
  • BRADESCO
  • BANCO DO BRASIL
  • CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
  • DAYCOVAL
  • ITAÚ UNIBANCO ​
  • MERCANTIL DO BRASIL
  • RENDIMENTO
  • SAFRA
  • SANTANDER

Como pagar o IPVA SP 2023 no Cartão de Crédito

IPVA Cartão de Crédito

Atualmente é possível efetuar o pagamento  de IPVA, multa de trânsito e taxas (desde que não inscritos em dívida ativa) por meio de cartão de crédito, à vista ou parcelado.

Para viabilizar o pagamento do IPVA SP 2023 no cartão de crédito a SEFAZ possui convênios com algumas empresas que prestam esse serviço. A lista contendo os dados de contato dessas empresas está disponível no site da Secretaria de Fazenda.

Nesta modalidade de pagamento há acréscimos de juros e taxas, cobradas pelas empresas. Apenas o valor do IPVA é repassado para a SEFAZ. Verifique quais as condições de pagamento e cobranças adicionais para verificar se vale a pena parcelar o IPVA SP 2023 no cartão de crédito.

Descontos IPVA SP 2023 Atrasado e Dívida Ativa

Geralmente são lançadas ações e campanhas de renegociação e parcelamento de dívidas vencidas do IPVA, não somente em São Paulo, mas em praticamente todos os Estados.

As condições de pagamento, como quantidade de parcelas, existência de descontos e anistias, vão depender das normas vigentes.

Para verificar se há desconto para o IPVA SP 2023 Atrasado e em Dívida Ative acesse os sites da SEFAZ – Secretaria de Fazendada PGE – Procuradoria Geral do Estado.