Pagamento e Descontos IPVA RJ 2023: GNV, à vista

Com a chegada de mais um ano os contribuintes de todas as regiões do país já começam a pesquisar e se informar sobre os impostos pagos normalmente nesta época.

Neste artigo os contribuintes do Estado do Rio de Janeiro poderão acompanhar todas as informações sobre pagamentos e descontos do IPVA 2023 RJ, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

Como funciona o IPVA no Rio?

IPVA

No Estado do Rio de Janeiro todas as regras e informações do IPVA são definidas pelos órgãos responsáveis pela cobrança do imposto. Assim, a SEFAZ (Secretaria Estadual de Fazenda), com apoio do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), divulgam entre os últimos dias de cada exercício tudo que é necessário para que o contribuinte pague normalmente o seu IPVA.

Falando em contribuinte, você sabe quem deve pagar o IPVA RJ 2023? O imposto é devido por quem tem a propriedade de veículo automotor terrestre de qualquer espécie, como:

  • automóveis
  • ônibus
  • microônibus
  • caminhões
  • motocicletas
  • ciclomotores
  • tratores e outros

Valor do IPVA 2023 RJ mais barato ou mais caro?

Em geral, todos os anos o valor a ser pago sofre alteração, podendo inclusive ser maior. Mas isso não significa que houve um aumento do IPVA. Na verdade o que sofre alteração é o valor do veículo. Sobre estes valores são aplicadas as alíquotas adotadas no Estado. Conheça aqui todas as alíquotas do IPVA RJ 2023.

Assim, o IPVA pode ficar mais barato ou mais caro dependendo da evolução do preço dos veículos na Tabela FIPE, que é utilizada como base de cálculo do imposto no Rio.

Nos últimos anos os preços têm subido bastante, fazendo com que o IPVA em todo o Brasil fique mais caro no bolso do contribuinte. Mas a tendência é que tudo se normalize e volte a ser como antes, ou seja, que ano após ano o valor dos veículos caia e consequentemente o IPVA também.

Quem é isento do IPVA no Rio?

ISENÇÃO IPVA

Você sabia que muitos contribuintes podem ser isentos do pagamento do IPVA RJ 2023? De acordo com a legislação vigente podem obter este benefício veículos:

  • De propriedade de portadores de deficiência física, visual, intelectual ou autismo.
  • Oficiais federais, estaduais e municipais.
  • Com mais de 15 anos de fabricação.

Conheça todas as condições que dão direito à isenção e veja como pedir o benefício online acessando a página Isenção IPVA RJ.

Vencimentos do IPVA 2023 RJ: quando pagar?

VENCIMENTOS IPVA

Enfim, agora que você sabe como funciona o imposto, como ele é calculado e quem pode ter isenção, está na hora de conhecer as regras de vencimento, pagamento e descontos IPVA RJ 2023.

No Rio de Janeiro, para todos os contribuintes o IPVA deve ser pago entre janeiro e abril. No entanto, as datas de vencimento de cada parcela ou do pagamento à vista com desconto variam de acordo com o número final da placa do veículo.

Assim, a primeira parcela vence entre o final de janeiro e o início de fevereiro para todas as placas. Neste mesmo vencimento deve ser paga a cota única, para quem assim preferir.

Por outro lado, quem quiser parcelar terá que pagar a segunda parcela entre o final de fevereiro e início de março e terceira e última parcela entre o final de março e início de abril, também para todas as placas.

Veja todos os dias exatos de pagamento por placa acessando a página de Vencimentos do IPVA RJ 2023.

Descontos IPVA RJ 2023 à vista (Cota Única) e GNV

Pagamento Desconto IPVA

Quem opta pelo pagamento à vista, no vencimento da primeira das três cotas, tem direito ao desconto oferecido pelo Governo do Estado.

O desconto da cota única do IPVA RJ 2023 é de 3%. Este tem sido o percentual aplicado em todos os últimos anos. Em caso de alteração por parte da SEFAZ iremos atualizar nesta mesma página a informação.

Em relação ao IPVA GNV RJ, na verdade não há um desconto específico para essa modalidade. Na verdade o que ocorre é um diferencial no cálculo, já que veículos com GNV têm alíquota de 1,50%, em vez de 4,00% para veículos semelhantes, mas movidos a álcool e/ou gasolina.

Portanto, veículos que instalam legalmente o Kit Gás (GNV) até o prazo determinado anualmente pelo DETRAN têm cálculo diferente no ano seguinte. Imagine um carro de 60 mil reais, por exemplo, que teria R$ 2.400,00 de IPVA, e que passa a pagar R$ 900,00 após a instalação.

Pagar IPVA RJ 2023 parcelado no Cartão de Crédito

Outra dúvida sempre presente entre os condutores é a respeito do pagamento do IPVA RJ 2023 no cartão de crédito. Sim, é possível dividir os débitos de veículos em até doze vezes, mas taxas são cobradas pelas empresas que prestam este serviço.

De acordo com o DETRAN, todas as multas e taxas (licenciamento, Dpvat e IPVA) em aberto e podem ser parceladas.  Para ter acesso ao serviço, é preciso entrar no site do Detran, no menu “Infrações“, e acessar “Pagamento de Débitos” e, depois, “Parcelamento de Multas”. No fim, basta escolher a empresa prestadora do serviço.