Pagamento e Descontos IPVA MG 2023: bom pagador, à vista

Entender como funciona o pagamento e como obter descontos no IPVA 2023 MG é muito importante, visto que os mineiros estão entre os que pagam mais caro pelo IPVA, considerando as alíquotas que são aplicadas por cada Estado e pelo DF.

Abaixo os contribuintes poderão acompanhar informações a respeito do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA 2023 MG.

Sobre o IPVA em Minas Gerais

IPVA MG Minas Gerais

Antes de conhecermos tudo sobre o pagamento do IPVA em MG é preciso entender como funciona o cálculo e sua cobrança.

Durante os meses de outubro e dezembro, todos anos o Governo do Estado de Minas Gerais define e divulga as regras e regras do imposto.

São a Secretaria de Estado da Fazenda – SEF e do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN os responsáveis pelo recolhimento do IPVA 2023 e disponibilização de informações ao contribuinte.

Entre estas informações, as principais e mais aguardadas pelos mineiros são as referentes a formas de pagamento, descontos, às tabelas de vencimentos e de valores.

Tabela Fipe e Alíquotas do IPVA

Da mesma forma que nos últimos anos as alíquotas do IPVA 2023 MG serão de:

  • 4% para automóvel, veículo de uso misto, utilitário, caminhonete cabine dupla, caminhonete cabine estendida e motor-casa
  • 3% para caminhonete de carga (picape) cabine simples e furgão
  • 2% para automóvel, veículo de uso misto, utilitário com autorização para transporte público comprovada pelo registro no órgão de trânsito na categoria aluguel e também para motocicletas e/ou similares
  • 1% para veículo de locadora (pessoa jurídica) e também para ônibus, micro-ônibus, caminhão e caminhão-trator

Os valores dos veículos nos quais incidem essas alíquotas acima normalmente são determinados pela Tabela Fipe. Em outras palavras, basta pesquisar o valor do veículo na Tabela e multiplicar pela alíquota para calcular o IPVA 2023 MG.

Tabela de Vencimentos IPVA 2023 MG

VENCIMENTOS IPVA

São oferecidas duas opções de pagamento no IPVA 2023 de Minas Gerais. A primeira delas é o pagamento em cota única, que trataremos abaixo, abordando os descontos.

A outra opção de pagamento é o parcelamento: é possível pagar o IPVA 2023 MG em três vezes, com vencimentos nos meses de março, abril e maio. Normalmente os vencimentos são de janeiro a março, mas no último ano houve alteração. Assim que as datas de vencimento forem divulgadas iremos atualizar esta página.

Descontos no IPVA 2023 à vista (cota única)

O desconto por antecipação é de 3%. Portanto, quem pagar à vista no vencimento da primeira parcela, em março, terá uma redução sobre o valor total.

O desconto na cota única vale para todos os veículos, independente de como foi pago o IPVA nos últimos anos. Basta pagar antecipado até o vencimento da primeira cota para ter a redução de 3%, já calculada automaticamente pelo sistema e no DAE.

Descontos IPVA MG 2023 Bom Pagador

IPVA ATRASADO

Além disso, há o desconto do Programa Bom Pagador, que consiste em bonificar em 3% aqueles que pagaram o IPVA dos dois últimos anos em dia. Assim, o desconto no IPVA 2023 MG pode ser de até 6%, se forem somados os dois percentuais.

Lembramos que o desconto para Bom Pagador se refere aos pagamentos do IPVA nos dois anos anteriores DO VEÍCULO (por RENAVAM), e não do CPF do proprietário. Assim, se você pagou o seu IPVA corretamente nos últimos anos, mas vendeu o seu carro recentemente e comprou outro que não teve o imposto pago em dia, saiba que você não terá os 3% adicionais.

Outro ponto importante: não precisar ter pago em cota única nos anos anteriores. O desconto é para quem pagou em dia, mesmo que parcelado. Por fim, é importante lembrar que esse desconto se aplica automaticamente, e mesmo que o contribuinte pague parcelado ele terá direito aos 3%.

Pagamento IPVA 2023 MG: como pagar?

Pagamento e Descontos IPVA MG

O pagamento pode ser efetuado tanto no autoatendimento das instituições credenciadas, quanto presencialmente, posteriormente à emissão dos boletos do IPVA 2023.

Os correntistas de bancos podem pagar direto pelo Caixa Eletrônico ou Internet Banking, bastando acessar seus terminais e procurar pela opção em “Pagamentos”. Será necessário informar dados do veículo, como RENAVAM e placa.

Caso prefira pagar o boleto, basta emitir a 2ª Via no passo a passo que vamos apresentar à frente.

Os bancos conveniados são:

  • Banco do Brasil
  • Itaú Unibanco
  • Bradesco
  • Sicoob
  • Santander
  • Caixa Econômica Federal
  • Mercantil do Brasil

Pagar IPVA 2023 no Cartão de Crédito é possível?

Atualmente não é possível pagar o IPVA MG 2023 no cartão de crédito diretamente pela SEF e DETRAN.

As únicas formas de pagar diretamente pelos órgãos oficiais é através dos bancos conveniados (com débito diretamente na conta do cliente/contribuinte) ou emitindo o DAE pelo site e pagando presencialmente.

No entanto, alguns aplicativos de bancos digitais e outros serviços oferecem a possibilidade de parcelar o IPVA no cartão de crédito, às vezes em até 12 cotas. Lembramos que esse serviço é tarifado e tem juros. Confira, antes de concluir sua transação, quanto está pagando por isso e se realmente vale a pena.

IPVA MG 2023 pago em Duplicidade – Restituição

Ocorre muito de o proprietário se enganar e pagar o IPVA em duplicidade. Há casos de pagamento até de anos anteriores indevidamente. Na maioria das vezes o contribuinte se confunde e paga uma das três cotas mais de uma vez.

O proprietário do veículo que efetuar pagamento em duplicidade de uma mesma parcela poderá solicitar a correção/restituição do IPVA 2023. Para isso, o deverá anexar os documentos necessários à análise do processo e enviar a solicitação para o canal Fale com a AF. O serviço também muitas vezes está disponível nos pontos de atendimentos espalhados pelos municípios mineiros.

Consulta e 2ª via boleto IPVA 2023 MG

CONSULTA IPVA

Para realizar a consulta do IPVA 2023 MG o contribuinte deverá acessar o site oficial do DETRAN. Posteriormente, na página do órgão deve-se clicar em na opção IPVA e então acessar informando o RENAVAM e o ano da consulta.

Basta seguir os mesmos passos acima, de consulta, para emitir e imprimir os boletos do IPVA 2023. Ao finalizar sua consulta, faça o download do documento e então a sua impressão.

O boleto pode ser pago em toda a rede bancária credenciada, já informada acima.