IPVA Rondônia: descontos, isenção e atrasado

Os proprietários de veículos emplacados em Rondônia devem pagar anualmente o IPVA, de acordo com as regras definidas no Estado.

Aqui, o contribuinte se informa e se prepara para o pagamento do imposto, obtendo detalhes sobre as regras, descontos, isenção, 2ª via e como pagar o IPVA atrasado.

Como funciona o IPVA?

O IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é o tributo devido anualmente aos contribuintes, independente da categoria de seus veículos.

O imposto tem a responsabilidade de arrecadação da Secretaria de Estado de Finanças – SEFIN RO e também do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN RO.

A SEFIN e o DETRAN que definem e divulgam anualmente as regras referentes ao imposto aos contribuintes para que estes possam efetuar o pagamento conforme for estabelecido.

IPVA Rondônia

Valor do IPVA e Alíquotas em Rondônia

O valor do IPVA Rondônia é calculado de acordo com o valor venal do veículo. Sobre este valor venal, que é o valor médio praticado no mercado, são aplicadas as alíquotas correspondentes, que variam de 1% a 3%, conforme o tipo de veículo.

As alíquotas do imposto em Rondônia são de:

  • 1% – ônibus, micro-ônibus, caminhão e veículos destinados à locação;
  • 2% – motocicleta e automóvel de passeio com potência até mil cilindradas;
  • 3% – veículos terrestres de passeio ou utilitário, jipe, picape, caminhoneta e demais veículos não especificados.

IPVA Rondônia – Pagamento e Descontos

O IPVA poderá ser pago em até três parcelas, sem desconto, com vencimento em meses consecutivos e parcelas de valores iguais.

No entanto, quem pagar à vista no vencimento da primeira parcela garante 10% de desconto. Já quem antecipar o pagamento na segunda parcela tem desconto de 5%.

Vencimentos do IPVA RO

O tributo tem a data de vencimento estipulada de acordo com o final da placa do veículo.

As placas com final 1, 2 e 3 têm vencimento a partir de janeiro, final 4 a partir de fevereiro, final 5 a partir de março e assim sucessivamente.

Veja abaixo a Tabela de Vencimentos completa:

Tabela IPVA Rondônia

Lembramos que a Tabela acima se refere à última divulgada pelo Estado. Assim que forem disponibilizadas novas informações, atualizaremos esta página.

IPVA Rondônia atrasado

A multa para quem atrasar o pagamento do imposto é de 1% ao mês e multa diária de 0,33% (limitada a 20%). Lembrando que pode ocorrer até a apreensão do veículo com documento irregular, além de multa de trânsito.

Para se regularizar, acesse o passo a passo de emissão de 2ª via abaixo.

Veja também: Todas as regras do IPVA em Rondônia.

Consulta e 2ª Via DETRAN IPVA Rondônia

Os contribuintes poderão efetuar consultas do IPVA Rondônia e buscar por demais informações através do site oficial do DETRAN e também junto da SEFIN. Veja abaixo como emitir pelo site do Detran RO:

  • Primeiramente, acesse o site oficial;
  • Depois disso, clique na imagem de emissão de taxas de veículos, conforme abaixo;

  • Por fim, na nova página que será aberta, informe a Placa e o RENAVAM ou CPF/CNPJ do proprietário;
  • Agora basta emitir as guias de pagamento e efetuar o pagamento.

Isenção do IPVA em Rondônia

De acordo com a SEFIN, os veículos abaixo podem receber a isenção do pagamento do IPVA:

  • máquina e trator agrícolas e de terraplenagem;
  • aéreo de exclusivo uso agrícola;
  • destinado exclusivamente ao socorro e transporte de ferido ou doente;
  • quando adquirido por pessoas portadoras de deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou autistas, diretamente ou por seu representante legal. Esta isenção está limitada a um veículo por proprietário;
  • de aluguel (táxi), dotado ou não de taxímetro, destinado ao transporte de pessoa, limitada a isenção a um veículo por proprietário;
  • os veículos com 15 anos ou mais de uso.

Em caso de dúvidas, a SEFIN recomenda que o contribuinte procure a Agência de Atendimento de sua localidade ou ligue para o telefone (69) 3211-6100.

Compartilhe com seus amigos:
error: