IPVA RJ 2023 Atrasado Dívida Ativa: desconto, parcelamento

O IPVA RJ 2023 atrasado é com certeza algo que pode trazer inúmeras dores de cabeça ao condutor e proprietário do veículo.

Por isso, o mais inteligente a se fazer é se manter atualizado e informado e aproveitar as melhores condições de pagamento oferecidas pelo Governo do Estado do Rio.

Os contribuintes proprietários de veículos poderão acompanhar aqui informações e dicas sobre como consultar e pagar o IPVA 2023 RJ atrasado, inclusive em Dívida Ativa, e ainda podendo obter descontos no parcelamento.

Consulta de Vencimentos do IPVA

VENCIMENTOS IPVA

As regras de recolhimento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA RJ 2023 já estão sendo definidas pelos órgãos responsáveis.

Normalmente estas informações são divulgadas entre os três últimos meses do ano anterior, possibilitando dessa forma que o contribuinte possa se organizar e se preparar para o pagamento do imposto.

Assim que todos os dados forem disponibilizados os proprietários de veículos poderão fazer a consulta dos vencimentos do IPVA RJ 2023 pelo site da Sefaz. Veja o passo a passo na página sobre a Consulta e 2ª via do IPVA RJ e também a Tabela de Vencimentos completa.

IPVA RJ 2023 atrasado e Dívida Ativa: pode parcelar?

IPVA Atrasado

Primeiramente é preciso lembrar que em caso de atraso o contribuinte perde automaticamente o direito ao desconto da cota única. Além disso, o IPVA 2023 RJ atrasado está sujeito a acréscimos legais, conforme abaixo:

  • juros de mora equivalente à taxa Selic, acumulada mensalmente, calculados a partir do primeiro dia do mês subsequente ao vencimento do prazo até o último dia do mês anterior ao do pagamento, e de 1% (um por cento) relativamente ao mês em que o pagamento estiver sendo efetuado;
  • multa de mora equivalente à taxa de 0,33% por dia de atraso, calculada a partir do primeiro dia subsequente ao vencimento do prazo até o dia em que ocorrer seu efetivo pagamento, limitada a 20% (vinte por cento).

Mais do que aumentar a cada dia o valor do débito, como vimos acima, o CPF ou CNPJ do responsável pode ser negativado e o IPVA atrasado inscrito em Dívida Ativa.

A boa notícia é que o IPVA RJ atrasado de anos anteriores, da mesma forma que o IPVA do ano corrente, pode ser pago em cota única ou em 3 (três) parcelas mensais, obviamente acrescidas dos juros já mencionados acima. O contribuinte deve emitir a GRD na internet na página do banco Bradesco.

Parcelamento e Desconto IPVA atrasado RJ 2023 (Recupera IPVA)

Outra forma de pagar débitos atrasados é renegociar e parcelar de acordo com as normas vigentes definidas pela Secretaria de Fazenda.

Na maioria das vezes há opções de parcelamento em até 24 vezes e com descontos de até 90% nos juros e multas. Além disso, essas medidas contemplam débitos inscritos em Dívida Ativa ou não, desde que sejam observados os demais critérios divulgados.

As medidas vigentes podem ser consultadas no site da SEFAZ e também da PGE – Procuradoria Geral do Estado, neste último caso para débitos já inscritos em Dívida Ativa.

IPVA Atrasado no Cartão de Crédito

IPVA Cartão de Crédito

Por fim, lembramos que débitos relativos a veículos podem ser parcelados em até 12 vezes através do site do DETRAN RJ. Podem ser parcelados:

  • IPVA
  • Taxa de Licenciamento
  • DPVAT
  • Multas

Para entender melhor o serviço acesse este link: IPVA RJ no cartão de crédito.

Consulta IPVA 2023 RJ atrasado: imprimir boleto Bradesco

Para consultar e emitir o boleto e/ou 2ª Via do IPVA 2023 RJ o proprietário do veículo deverá acessar o site do Banco Bradesco ou também nos terminais de autoatendimento, munido do RENAVAM – Registro Nacional de Veículos Automotores do veículo em questão.

A GRD para pagamento pode ser obtida através da página do Banco Bradesco S.A. no caminho: https://www.bradesco.com.br/→ Produtos e Serviços → Mais Produtos e Serviços → Pagamentos → na lista ‘Tributos’ clicar em “DETRAN RJ – GRD, DUDA, GRM e GRT” e depois em “Gerar Boleto“.

Contatos para renegociação do IPVA

Consulta 2 Via IPVA

Para obter informações ou esclarecer dúvidas, o contribuinte poderá contactar o Serviço de Atendimento ao Contribuinte do IPVA através do e-mail ipva.atendimento@fazenda.rj.gov.br. Deve ser informado o número do RENAVAM no assunto e a pergunta no corpo do e-mail.

Outra forma de entrar em contato é através dos telefones 2334-4500 / 2334-4925 / 2334-4926 / 2334-4927 / 2334-4928.