IPVA Paraná: isenção, descontos, boleto atrasado

Proprietário de veículos do Estado do Paraná, no sul do Brasil, poderão conferir abaixo informações a respeito do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA PR, como consultas, vencimentos e pagamentos.

As regras do IPVA no Estado do Paraná são sempre divulgadas pela SEFA – Secretaria de Estado da Fazenda e pelo DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito entre os últimos meses de um exercício.

Como calcular o IPVA de Paraná?

IPVA Paraná PR

O contribuinte não precisa se preocupar com o cálculo do IPVA de seu veículo. Tudo ocorre de forma automática e pode ser facilmente consultado no site oficial da SEFA.

Em resumo, para se chegar ao preço final no bolso do contribuinte, multiplica-se o valor venal do veículo pela sua alíquota.

Valor do Veículo – Tabela Fipe e Alíquotas

O valor venal se refere ao valor de mercado. Normalmente é utilizada a Tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, para veículos usados. Contudo, para veículos novos é considerado o valor do documento fiscal de compra pelo contribuinte final.

Após definido o valor do veículo, basta multiplicar pelas alíquotas, que para o IPVA do Paraná são de:

  • 1,00% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, veículos automotores na categoria aluguel ou carga, veículos automotores destinados à locação, de propriedade de empresas locadoras e veículos que utilizem o Gás Natural Veicular (GNV).
  • 3,50% para os demais veículos automotores registrados no DETRAN/PR ou cadastrados na SEFA/PR.

Isenção do IPVA Paraná para PCD

IPVA Paraná SEFA DETRAN

Pessoas portadoras de deficiência física, visual, mental severa ou profunda, autistas ou com Síndrome de Down podem pedir isenção do pagamento do IPVA PR. Para tanto, devem acessar o site oficial da SEFA.

Tabela e Datas de Vencimento IPVA Paraná

No Paraná os vencimentos são entre os meses de janeiro e junho e os contribuintes podem optar pelo pagamento à vista com desconto ou parcelado em até cinco vezes, sem desconto algum.

Os dias exatos de vencimentos dentro de cada um dos cinco meses variam de acordo com o número final da placa do veículo.

  • Pagamento à vista em janeiro com desconto de 3%.
  • Pagamento parcelado, com cotas com vencimento em janeiro, fevereiro, abril, maio e junho, mas sem desconto.

Como pagar o IPVA Paraná parcelado e com descontos

IPVA Paraná

As formas para pagar o IPVA Paraná são:

Pagamento sem guia ou boleto, apenas com o número de RENAVAM, através dos terminais de autoatendimento, para os correntistas dos bancos credenciados, a saber:

  • Banco do Brasil
  • Bradesco
  • Bancoob
  • Rendimento
  • Santander
  • Itaú
  • Sicredi

Pagamento com boleto emitido pelo site da SEFA, em qualquer banco. Caso seja GR-PR (Guia de Recolhimento do Estado do Paraná), o recebimento só é aceito nos bancos credenciados listados acima. Se for boleto, é aceito em qualquer banco.

Como pagar o IPVA atrasado? E se eu não pagar o IPVA?

O contribuinte que perder a data de pagamento também perderá o desconto oferecido para antecipação. Além disso, terá acréscimos de multa e juros.

Deixar o IPVA Paraná atrasado pode trazer ainda mais dores de cabeça, já que o veículo pode ser apreendido em eventual fiscalização de trânsito, o que também irá gerar multa por infração, com pontos na carteira do motorista.

O pagamento do IPVA atrasado é bem simples. Basta seguir os mesmos passos acima, para pagar pelo seu banco, já com recálculo. Se não estiver disponível, emita uma 2ª via, conforme abaixo.

Consultar o IPVA Paraná e imprimir 2ª via

O contribuinte paranaense poderá realizar a consulta do valor a ser pago diretamente no site da SEFA ou do DETRAN do Estado, bastando informar o RENAVAM – Registro Nacional de Veículos Automotores e a placa do veículo desejado.

Além de realizar a consulta dos valores do imposto, na mesma página será possível imprimir a 2ª Via do IPVA PARANÁ para pagamento (GRPR – Guia de Recolhimento do Estado do Paraná). Veja abaixo o passo a passo:

Acesse o portal SEFA  > Cidadão > IPVA > Consultar Débitos do IPVA > Digite o número de Renavam > Acesse o extrato do veículo.

Compartilhe com seus amigos:
error: