IPVA Pará: consulta, 2ª via, boleto atrasado

Se você é proprietário de veículo automotor emplacado em cidades do Estado do Pará, na região Norte do país, poderá acompanhar abaixo informações relevantes sobre o IPVA e se preparar para o pagamento do imposto.

O IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores tem suas regras definidas e divulgadas pela Secretaria de Estado de Fazenda do Pará – SEFA PA e também pelo Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN PA.

O imposto é devido anualmente aos proprietários de veículos, independente de sua categoria.

Cálculo do Valor do IPVA Pará

IPVA PA

Para calcular o IPVA devido, o contribuinte deve multiplicar o valor de seu veículo pela alíquota correspondente atribuída pelo Governo do Estado.

O valor venal do veículo (valor de mercado) é aferido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Tabela FIPE, exceto para veículos novos adquiridos durante o exercício. Nesta segunda hipótese, é utilizado o valor que consta na nota fiscal de compra.

Já as alíquotas adotadas no Estado do Pará são as seguintes:

  • 2,5% para automóveis, caminhonetes e veículos aquaviários recreativos ou esportivos, inclusive jet-ski e veículos aeroviários não destinados à atividade comercial;
  • 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, cavalos mecânicos, motocicletas e similares.

Isenção do IPVA PA

SEFA IPVA Pará

De acordo com a SEFA, podem ter isenção do IPVA:

  • Veículos com potência inferior a 50 cilindradas;
  • Veículos detentores de permissão para transporte público de passageiros-taxis, desde que profissional autônomo, habilitado no ramo e detenha propriedade de apenas 01 veículo para o exercício dessa atividade;
  • Veículos de uso rodoviário com mais de 15 anos de fabricação;
  • Veículos utilizados unicamente para transporte de carga no interior de armazéns de estabelecimentos comerciais ou industriais.

Vencimentos do IPVA Pará

Os vencimentos variam de acordo com os dois últimos números da placa do veículo, podendo ser entre março e dezembro. É com certeza uma das mais complexas tabelas de vencimentos entre todas as unidades da federação.

A tabela completa de vencimentos é divulgada sempre com antecedência. Abaixo segue a última tabela divulgada pela SEFA. Sempre que houver alguma alteração iremos atualizar por aqui. Fique ligado!

Formas de Pagamento IPVA Pará

Os contribuintes têm as seguintes opções de pagamento do IPVA Pará:

  • Motoristas que não tenham sido multados nos dois últimos anos e quitarem em Cota Única recebem 15% de desconto.
  • Motoristas que não foram multados nos últimos doze meses e efetuarem o pagamento em Cota Única também recebem desconto, mas de 10%.
  • Motoristas que possuem multas mais recentes (de 12 meses pra cá) também recebem desconto no pagamento à vista do imposto, mas de apenas 5%.

A Cota Única tem vencimento juntamente com a primeira parcela do imposto. Será possível pagar, independente de multas, o imposto parcelado, em três vezes, mas sem desconto.

Onde pagar o IPVA? Locais de recebimento do imposto

O pagamento do DAE é feito na rede bancária autorizada:

  • Banpará
  • Banco da Amazônia
  • Bradesco
  • Banco do Brasil
  • Itaú Unibanco
  • Caixa Econômica Federal

Consultar o IPVA Pará e imprimir 2ª via

IPVA Pará

No Portal de Serviços da SEFA na internet e também no site do DETRAN será possível efetuar a consulta do IPVA PA, bem como a emissão do Documento Estadual de Arrecadação (DAE), para pagamentos à vista ou parcelado.

É bem fácil consultar e emitir o imposto: basta acessar uma das páginas abaixo e informar os dados do veículo, como Chassi, Placa e RENAVAM:

Contatos para atendimento IPVA Pará

Mais informações sobre o IPVA no telefone 0800-725-5533, chat no site SEFA ou e-mail atendimento@sefa.pa.gov.br.

Compartilhe com seus amigos:
error: