IPVA Minas Gerais: isenção, atrasado, vencimento

Se você possui algum veículo emplacado em Minas Gerais, com certeza todo início de ano recorre a consultas na internet para pagar o seu IPVA.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA MINAS GERAIS é o tributo devido pelos proprietários de automóveis de passeio ou utilitários, caminhonetes de carga, motocicletas, ônibus, caminhões, aeronaves e embarcações, salvo em situações de isenção ou imunidade.

A partir de janeiro ele já é cobrado em todo o Estado. Abaixo você pode se preparar devidamente para o pagamento, se informando sobre descontos aos quais pode ter acesso, consultas e 2ª via.

Como é feito o cálculo do IPVA?

IPVA Minas Gerais MG

No Estado de Minas Gerais o valor a ser pago é calculado com base no valor venal do veículo, sobre o qual se aplica uma alíquota que varia de 1 a 4 %, conforme abaixo:

  • 4% para automóveis, veículos de uso misto e utilitários;
  • 3% para caminhonetes de carga (picapes) e furgões;
  • 2% para automóveis, veículos de uso misto e utilitários com autorização para transporte público, além de motocicletas e similares;
  • 1% para veículos de locadoras (pessoa jurídica) e ônibus, microônibus, caminhões, caminhões-tratores.

Para veículo novo, a base de cálculo do IPVA é o preço total que consta no respectivo documento fiscal de venda. Por outro lado, para veículo usado, utiliza-se a Tabela FIPE, que indica os preços médios praticados no mercado.

Isenção do IPVA – quem tem direito em Minas Gerais?

Entre as situações previstas pela legislação mineira, as mais comuns são as isenções do IPVA para:

  • Portador de deficiência física, visual, mental ou autista.
  • Condutor Profissional Autônomo – TAXISTA.

A solicitação deve ocorrer por meio do site da SEFAZ, com preenchimento de formulário.

Vencimento do IPVA Minas Gerais

A primeira parcela tem vencimento ainda em janeiro, quando também é possível quitar o imposto de forma integral e receber 3% de desconto. Em fevereiro vence a segunda parcela e em março a terceira e última parcela do IPVA MG.

Os dias exatos de vencimento dentro do mês variam de acordo com o número final da placa do veículo. Abaixo segue a tabela mais recente informada pela SEFAZ. Assim que forem liberadas novas informações nós atualizaremos aqui mesmo nesta página.

Tabela de Vencimentos IPVA MG 2021

Formas de Pagamento IPVA Minas Gerais

Para efetuar o pagamento do IPVA MINAS GERAIS, basta procurar uma agência dos Bancos Credenciados abaixo e informar o número do RENAVAM contido no respectivo CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Em algumas instituições o pagamento só está disponível nos caixas eletrônicos, internet banking ou aplicativo (por meio de boleto emitido na SEFAZ). Informe-se com seu gerente e com seu banco.

  • Banco do Brasil
  • Caixa Econômica Federal
  • Sicoob/Bancoob
  • Bradesco
  • Itaú
  • Mercantil do Brasil
  • Santander

As agências citadas acima estão aptas inclusive a receber parcelas atrasadas e a calcular os acréscimos legais devidos após o vencimento.

Desconto no IPVA MG para Bom Pagador

IPVA Minas Gerais

Além do desconto de 3% para quem paga à vista até o vencimento da primeira parcela, é oferecido um desconto especial para os chamados bons pagadores.

São contemplados os contribuintes que nos últimos dois anos não tiveram atraso no IPVA e Licenciamento. O desconto é automático, já calculado pelo sistema para aqueles que têm direito.

Faz jus ao desconto todos que pagaram nos últimos dois anos em dia, independente se foi cota única ou parcelado. Assim, quem pagar à vista pode ter até 6% acumulados. Quem quiser pagar parcelado terá seus 3% garantidos.

IPVA Minas Gerais atrasado

Para pagar o IPVA atrasado em MG é preciso acessar o site oficial da SEFAZ e emitir guias atualizadas. Se for débito do ano em curso, não inscrita em Dívida Ativa, através do seu banco, pelos canais de autoatendimento, também é possível pagar o débito já atualizado.

Se o IPVA estiver em Dívida Ativa, é possível solicitar o parcelamento pelo site da SEFAZ ou DETRAN, ou emitir guias para pagamento único.

Lembramos que o pagamento do IPVA fora do prazo estabelecido sujeita o contribuinte à incidência de multa de 0,3% por dia de atraso, quando o pagamento ocorrer até o trigésimo dia ou de 20% a partir do trigésimo primeiro dia, mais juros. Além disso, os descontos por antecipação e bom pagador são automaticamente perdidos.

Imprimir 2ª Via do IPVA Minas Gerais

Caso o contribuinte necessite efetuar o pagamento utilizando uma guia de arrecadação, pode obtê-la na unidade de atendimento da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais ou ainda emiti-la diretamente no site oficial IPVA MINAS GERAIS DETRAN.

Compartilhe com seus amigos:
error: