IPVA MG 2023 Atrasado e Dívida Ativa: parcelar e pagar

Deixar o IPVA MG 2023 atrasado definitivamente não é uma boa escolha. Além de perder descontos oferecidos aos “bons pagadores” e também os descontos de cota única, o valor do imposto fica cada vez mais caro, devido ao acúmulo de juros.

Abaixo o contribuinte que está com o IPVA 2023 atrasado em Minas Gerais, ou que deve IPVA de anos anteriores (Dívida Ativa), poderá esclarecer suas principais dúvidas e conhecer as melhores formas de regularizar a sua situação.

Vencimentos do IPVA em Minas Gerais

VENCIMENTOS IPVA

Primeiramente precisamos falar dos vencimentos do IPVA no Estado de Minas Gerais. Os proprietários de veículos licenciados em MG podem pagar o IPVA à vista ou parcelar em três vezes, com vencimentos em meses consecutivos.

Os últimos vencimentos divulgados pela Secretaria de Fazenda são referentes ao IPVA de 2022. As informações de 2023 ainda não foram divulgadas e serão atualizadas aqui nesta mesma página assim que forem disponibilizadas. Lembramos também que são poucas as alterações nas regras do IPVA com o passar dos anos. O imposto é cobrado basicamente sempre com as mesmas condições de pagamento e datas/meses de vencimento.

Tabela de Vencimentos de acordo com o final da placa

Finais de Placa 1 e 2: Primeira cota ou cota única com desconto em 21 de março. Segunda parcela em 25 de abril. Terceira e última parcela em 25 de maio.

Finais de Placa 3 e 4: Primeira cota ou cota única com desconto em 22 de março. Segunda parcela em 26 de abril. Terceira e última parcela em 26 de maio.

Finais de Placa 5 e 6: Primeira cota ou cota única com desconto em 23 de março. Segunda parcela em 27 de abril. Terceira e última parcela em 27 de maio.

Finais de Placa 7 e 8: Primeira cota ou cota única com desconto em 24 de março. Segunda parcela em 28 de abril. Terceira e última parcela em 30 de maio.

Finais de Placa 9 e 0: Primeira cota ou cota única com desconto em 25 de março. Segunda parcela em 29 de abril. Terceira e última parcela em 31 de maio.

Descontos perdidos devido ao IPVA Atrasado

ISENÇÃO IPVA

Há duas modalidades de desconto disponíveis no IPVA, e quem deixa de pagar o imposto em dia perde a chance de aproveitar essas condições.

A primeira é o desconto de 3% para quem paga à vista até o vencimento da primeira parcela, opção disponível para todos os contribuintes e veículos. Basta paga antecipadamente até o vencimento da primeira parcela.

A outra modalidade é o desconto para “bons pagadores”. São contemplados os contribuintes que nos últimos dois anos não tiveram atraso no IPVA e Licenciamento, ou seja, que pagaram em dia tanto à vista quanto parcelado. O desconto, também de 3%, é automático, já calculado pelo sistema para aqueles que têm direito.

Assim, é possível ter até 6% acumulados em descontos no IPVA MG 2023. E mesmo quem quiser pagar parcelado terá seus 3% do Programa Bom Pagador garantidos.

Importante: O desconto é por RENAVAM e não por proprietário (CPF/CNPJ).

Como pagar e regularizar o IPVA MG 2023 atrasado?

PAGAR IPVA

Para pagar o IPVA 2023 atrasado em MG é preciso acessar o site oficial da SEFAZ e emitir guias atualizadas. Se for débito do ano em curso, não inscrita em Dívida Ativa, através do seu banco, pelos canais de autoatendimento, também é possível pagar o débito já atualizado. Abaixo é possível saber os bancos credenciados para recebimento com e sem a guia de arrecadação.

Lembramos que o pagamento do IPVA fora do prazo estabelecido sujeita o contribuinte à incidência de multa de 0,3% por dia de atraso, quando o pagamento ocorrer até o trigésimo dia ou de 20% a partir do trigésimo primeiro dia, mais juros.

Parcelamento IPVA 2023 MG atrasado e Dívida Ativa

Muitos contribuintes querem saber se o IPVA MG 2023 atrasado pode ser parcelado. A resposta é sim!

Quem deixou de pagar o IPVA até os vencimentos estabelecidos pode requerer o parcelamento dos débitos atrasados, sendo eles inscritos ou não em Dívida Ativa. É possível, inclusive, fazer a simulação do parcelamento pela internet.

O contribuinte pode parcelar a sua dívida em até 12 vezes, desde que cada parcela obedeça ao valor mínimo de R$ 200,00. São geradas DAE’s (Documento de Arrecadação Estadual) para pagamento.

Pagamento do IPVA atrasado (Bancos)

IPVA Atrasado MG

Para efetuar o pagamento do IPVA 2023 MG, basta procurar uma agência dos Bancos Credenciados abaixo e informar o número do RENAVAM contido no respectivo CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Em algumas instituições o pagamento só está disponível nos caixas eletrônicos, internet banking ou aplicativo (por meio de boleto emitido na SEFAZ). Informe-se com seu gerente e com seu banco.

  • Banco do Brasil
  • Caixa Econômica Federal
  • Sicoob/Bancoob
  • Bradesco
  • Itaú
  • Mercantil do Brasil
  • Santander

Consulta Débitos, Protesto e 2ª Via do IPVA MG 2023

CONSULTA IPVA

Para consultar a situação do veículo, débitos de IPVA, Protestos ativos e emitir a 2ª via de multas, licenciamento e parcelas acesse os links oficiais acima.