IPVA Mato Grosso: atrasado, 2ª via, descontos

No Estado do Mato Grosso, na região centro-oeste do país, se inicia no primeiro semestre o pagamento do IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

A responsabilidade da arrecadação do imposto no Estado é da Secretaria de Estadual de Fazenda – SEFAZ MT, e as regras são definidas pela pasta anualmente, entre os últimos meses de um ano, passando a ter vigência a partir de janeiro do ano seguinte.

São raras as mudanças adotadas entre um exercício e outro. Normalmente as datas e locais de pagamento, os descontos concedidos e as opções de pagamento seguem o que foi estabelecido no ano anterior.

Como funciona o cálculo do IPVA?

IPVA Mato Grosso

O cálculo do valor a ser pago pelo IPVA MATO GROSSO é feito com base no valor de mercado do veículo aferido pela Tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

Sobre os valores da tabela incidem as alíquotas, que variam entre 1% e 4% de acordo com a categoria do veículo.

O contribuinte não deve se preocupar com o cálculo do IPVA MT, pois este é realizado automaticamente pela SEFAZ e pode ser consultado (e até mesmo contestado) posteriormente, no site da Secretaria.

Isenção – Quem é isento do IPVA Mato Grosso?

Em resumo, todos os veículos emplacados no Estado estão obrigados a recolher anualmente o IPVA. No entanto, legislações estaduais podem conceder imunidade e isenção em algumas situações.

O IPVA Mato Grosso, por exemplo, tem isenção para portadores de necessidades especiais, táxis, ônibus adaptados para uso de PNE, veículos utilizados no combate a incêndio, entre outros.

O contribuinte deve acessar a página oficial para obter o requerimento e conhecer toda a documentação exigida para cada situação.

Tabela de Vencimentos e Datas IPVA Mato Grosso

As datas de vencimento começam em janeiro e se estendem por todo o ano, pois variam conforma o final da placa do veículo.

Assim, são várias tabelas de vencimentos do IPVA Mato Grosso, dependendo da placa.

Placas com final 1 começam a pagar em janeiro. Final 2 e 3 tem início em fevereiro. Já as placas 4 e 5 começam só em março. Abril é o mês de início de vencimentos das placas com final 6 e 7. Placas 8 e 9 começam em maio. Por fim, veículos com final de placa 0 têm seu primeiro vencimento em junho.

SEFAZ IPVA Mato Grosso

Formas de Pagamento IPVA Mato Grosso

São duas as opções de pagamento oferecidas pela SEFAZ e DETRAN MT para o IPVA:

  • Cota única com desconto de 5% ou 3%.
  • Em até seis vezes mensais, iguais e sucessivas, mas sem direito a descontos.

Recebem desconto de 5% os contribuintes que efetuam o pagamento integral até o dia 10 do mês de vencimento da primeira parcela. O desconto será de 3% para o proprietário que quitar o débito até o dia 20 do mesmo mês.

Onde pagar o boleto do IPVA Mato Grosso?

Após emitir o seu boleto para pagamento, basta se dirigir a uma agência do(a):

  • Banco do Brasil
  • Banco da Amazônia
  • Sicredi
  • Bancoob
  • Bradesco
  • Caixa Econômica Federal
  • Itaú Unibanco
  • Primacredi
  • Santander

Como pagar o IPVA MT atrasado?

Em caso de atraso no pagamento:

  • o contribuinte perde automaticamente os descontos oferecidos para quem antecipa o pagamento
  • são acumulados juros e multas, o que torna o valor do IPVA ainda maior
  • o veículo não fica licenciado e pode ser apreendido em eventual fiscalização de trânsito, o que pode gerar ainda mais custos e dores de cabeça

Para pagar o IPVA atrasado no Mato Grosso basta seguir os passos abaixo, de emissão de 2ª via.

Consultar o IPVA Mato Grosso – 2ª Via boleto

IPVA Mato Grosso Consulta

O contribuinte poderá emitir a guia para pagamento do imposto no portal da SEFAZ, bastando informar nesta página os dados do veículo, como Chassi ou RENAVAM.

Além de emitir guias para pagamento, será possível consultar débitos pendentes do veículo e os possíveis parcelamentos.

Compartilhe com seus amigos:
error: