IPVA Goiás: alíquota, isenção, calendário

O IPVA é o tributo anual que incide sobre a propriedade de veículo automotor aéreo, aquático ou terrestre, quaisquer que sejam as suas espécies.

Confira aqui todas as informações a respeito do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA Goiás.

Cálculo do Valor do IPVA Goiás

IPVA Goiás

Os valores a serem pagos no início de cada ano pelos contribuintes é calculado se considerando o valor de marcado dos veículos multiplicado por uma alíquota que varia de acordo com a suas características, conforme prevê a legislação vigente no Estado de Goiás.

Para veículos novos (adquiridos a partir de janeiro do ano corrente) é considerado o valor constante na nota fiscal de compra. Por outro lado, para veículos usados é utilizado o valor indicado pela Tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

Alíquotas do IPVA GO

As alíquotas adotadas em Goiás são de:

  • 1,25% para ônibus, micro-ônibus e caminhão, utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga, isolada ou conjuntamente.
  • 2,5% para motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta e automóvel de passeio com potência até 100 cv.
  • 3,45% para veículos utilitários.
  • 3,75% para veículo terrestre de passeio, veículo aéreo, veículo aquático e demais veículos não especificados.

Isenção do IPVA Goiás – quem tem direito?

De acordo com a Secretaria de Estado da Economia, podem se beneficiar da isenção do pagamento do IPVA, entre outros, os seguintes contribuintes/veículos:

  • destinados exclusivamente ao socorro e transporte de ferido ou doente.
  • destinado ao uso de pessoa portadora de deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou autista, cujo valor não seja superior ao estabelecido para a isenção do ICMS, limitada a isenção a 1 (um) veículo por beneficiário.
  • de aluguel (táxi ou moto táxi), dotado ou não de taxímetro, destinado ao transporte de pessoa, limitada a isenção a 1 (um) veículo por proprietário.
  • ônibus ou microônibus destinado ao serviço de transporte de passageiro de turismo e escolar, desde que credenciado junto a órgão competente para regulação, controle e fiscalização desse serviço.
  • adquiridos por pessoas em tratamento de câncer na rede pública de saúde municipal, estadual ou federal.

Datas de Vencimento IPVA Goiás

Os vencimentos no Estado de Goiás se dão de acordo com o número final da placa do veículo.

É possível pagar em cota única, no vencimento da terceira e última parcela, ou ainda parcelar em três vezes. Ambas as opções atualmente não oferecem descontos.

Veja abaixo a última tabela vigente. Lembramos que vamos atualizar conforme forem divulgadas novas informações pela Secretaria de Estado de Economia.

Tabela de Vencimentos IPVA Goiás

Como e onde pagar o IPVA?

Para efetuar o pagamento basta emitir as guias de recolhimento pelo site do DETRAN GO e depois disso efetuar o pagamento em qualquer banco da rede credenciada do Estado.

Se você possui conta corrente em algum banco, poderá pagar diretamente pelo aplicativo ou internet banking, sem sequer sair de casa.

O passo a passo para emissão de 2ª via está disponível logo abaixo.

IPVA Goiás atrasado, o que fazer?

São muitas as sanções que podem ser aplicadas em caso de IPVA atrasado.

Em primeiro lugar, é aplicada multa de 20% sobre o valor principal e juros de 0,50% ao mês. Além disso, o veículo pode ser apreendido, nos termos da legislação de trânsito, o que também gera multa por infração e custos com guincho e pátio.

Para pagar, basta acessar o site oficial e emitir a guia atualizada, que pode ser dividida em até seis parcelas.

Consultar o IPVA Goiás e emitir 2ª via

Consulta IPVA Goiás Detran GO

Os contribuintes poderão consultar a partir de janeiro os valores do IPVA. A consulta estará disponível no site oficial da Secretaria Estadual de Economia ou ainda no Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN Goiás.

Na página destes órgãos basta informar os dados do veículo, como placa e RENAVAM, para realizar a consulta e tirar as possíveis dúvidas existentes.

Compartilhe com seus amigos:
error: