IPVA 2023 SP – São Paulo: 2ª via, pagar, desconto, atrasado

O Governo do Estado de São Paulo, através da sua Secretaria da Fazenda, divulgará em breve as informações do IPVA SP 2023. Abaixo os contribuintes poderão esclarecer suas dúvidas referentes ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA.

A divulgação das regras do IPVA ocorre, assim como nos anos anteriores, normalmente entre o início de dezembro e o início de janeiro. Portanto, com antecedência os contribuintes têm conhecimento da Tabela com os valores veículos para o cálculo, Vencimentos, Descontos, Alíquotas e as formas de pagamento. Dessa forma podem se preparar melhor para o pagamento do imposto.

Como funciona o IPVA 2023 – Como calcular

IPVA São Paulo SP

Em primeiro lugar, o valor do imposto se dá através do cálculo entre o valor venal e a alíquota correspondente. Em outras palavras, basta multiplicar o valor do bem e a alíquota estabelecida.

Do mesmo modo que ocorre em outros Estados, o valor venal (valor de mercado) utilizado em São Paulo é de acordo com a Tabela FIPE.

Alíquotas

Por outro lado, a Alíquota IPVA SP 2023 varia de acordo com a categoria e características do veículo. Elas são definidas pela Secretaria de Estado da Fazenda.

É normal que todos os anos o valor a ser recolhido de IPVA sofra uma queda, já que os valores dos veículos também diminuem naturalmente com o passar do tempo.

No entanto, para o ano de 2023 o imposto ficará provavelmente mais caro, pois os preços de tabelas de praticamente todos os veículos subiu bastante nos últimos 12 meses.

Calendário e Descontos IPVA SP 2023

VENCIMENTOS IPVA

O calendário de pagamento do IPVA SP 2023 define que os contribuintes podem pagar o imposto à vista ou parcelado.

Em primeiro lugar, para obter desconto é preciso quitar à vista em janeiro. Esta data é válida para todos os tipos de veículo e o desconto concedido normalmente é de 3%.

Entretanto, as outras opções de pagamento têm diferenças para proprietários de caminhões e caminhões-tratores e os demais.

O pagamento parcelado para tratores e caminhões ocorre em três vezes e nos meses de março, junho e setembro. No entanto, não há descontos. Em abril é possível pagar em cota única, mas, também sem desconto.

Já para os demais veículos os três vencimentos ocorrem em janeiro, fevereiro e março. É possível pagar em cota única em fevereiro, também sem desconto.

Todos os vencimentos variam de acordo com o número final da placa do veículo.

Lembramos que os prazos de vencimento, os descontos oferecidos e as opções de pagamento informados acima são referentes às regras de IPVA de anos anteriores, visto que para 2023 as regras ainda não foram divulgadas. Portanto, as informações acima servem apenas como base para que o contribuinte se prepare para o correto pagamento do imposto. Assim que forem informadas as regras referentes ao IPVA SP 2023 nós iremos atualizar prontamente esta página.

Pagamento IPVA SP 2023

PAGAR IPVA

Para efetuar o pagamento do IPVA SP 2023, basta o contribuinte se dirigir a uma agência bancária credenciada. Será necessário possuir o número do RENAVAM.

A maior parte das instituições só permite que o pagamento seja efetuado nos canais de autoatendimento, ou seja, que o contribuinte tenha algum tipo de conta (corrente ou poupança) com saldo para débito do valor, não sendo possível o pagamento com dinheiro nos guichês presenciais. Confira com seu banco as opções de pagamento do imposto.

IPVA 2023 SP Atrasado

IPVA ATRASADO

Lembramos que o IPVA atrasado pode gerar diversas sanções ao responsável, que vão muito além da simples atualização dos valores.

O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

Para pagar o seu IPVA emita uma guia atualizada nos sites que informaremos abaixo ou faça o pagamento diretamente pelos caixas eletrônicos dos bancos credenciados.

Consultar e Imprimir Boleto 2ª via IPVA SP 2023

2ª VIA IPVA

Os contribuintes podem acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN SP ou da Secretaria de Fazenda para realizar consultas e serviços diversos, como imprimir Boleto IPVA SP 2023 para pagamento.

Para realizar consultas basta acessar estes links e posteriormente informar os dados do veículo, como código RENAVAM e placa.

Para mais informações, os proprietários dos veículos podem entrar em contato com a Secretaria pelo telefone 0800-0170110 (por telefone fixo), (11) 2450-6810 (exclusivo para chamadas por telefone móvel) e pelo canal Fale Conosco, no portal.fazenda.sp.gov.br.