IPVA 2023 SE – Sergipe: Atrasado, Consulta, Valor Sefaz

Com a chegada de mais um ano é hora de se preparar para o pagamento das despesas comuns a esta época, como o IPVA SE 2023, despesas escolares, IPTU, entre outros.

Abaixo os contribuintes sergipanos proprietários de veículos poderão esclarecer dúvidas do IPVA Sergipe 2023. Assim, poderão pagar o tributo sem sustos e inclusive obter descontos.

O que é e como funciona a cobrança do IPVA?

IPVA SE Sergipe

Em suma, o IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é devido anualmente pelos proprietários de veículos automotores. Ele é cobrado pelo Estado e sua arrecadação é dividia com os municípios de emplacamento dos veículos. Assim, a receita do IPVA é uma das principais fontes de recursos de prefeituras sergipanas, e o valor é utilizado não somente na melhoria de vias urbanas, mas também em saúde, educação, segurança e outros setores.

No Estado do Sergipe a SEFAZ e DETRAN são responsáveis pela arrecadação e licenciamento dos veículos. Durante os últimos meses do ano, a SEFAZ divulga aos contribuintes quais serão as regras do IPVA do ano seguinte.

Para o IPVA Sergipe 2023 não devem ocorrer mudanças. Portanto, devem ser da mesma forma as condições de pagamento, prazos, descontos e regras de isenção já adotadas nos últimos anos.

Veja também: Como pagar o IPVA 2023 Atrasado.

Cálculo do IPVA Sergipe 2023

CALCULAR IPVA

O contribuinte não precisa se preocupar quanto ao cálculo do seu IPVA, pois tudo ocorre de forma automática.

Para isso, a SEFAZ utiliza a Tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, que traz o valor de mercado dos veículos. Sobre os valores de tabela são aplicadas as alíquotas. Essas últimas são definidas por legislação estadual e variam de acordo com a categoria do veículo.

Alíquotas do IPVA

Cada Estado e o Distrito Federal que definem suas próprias alíquotas. No Sergipe as alíquotas adotadas são de:

  • 1,0% para ônibus microônibus, caminhões e cavalo mecânico;
  • 1,5% para aeronaves;
  • 2,0% para motocicleta e similares;
  • 2,5% para automóveis e veículos utilitários;
  • 3% para automóveis e veículos utilitários com valor venal a partir de R$ 120 mil;
  • 3,5% para embarcações recreativas ou esportivas, inclusive Jet ski.

Calendário de Pagamentos e Descontos IPVA Sergipe 2023

VENCIMENTOS IPVA

Os vencimentos sofreram mudanças nos últimos anos. Entretanto, permanece o desconto de 10% para quem não possui dívidas de anos anteriores e quitar o imposto em cota única em até o final de março. Neste caso, não há diferenciação no vencimento de acordo com a placa, ou seja, todos os veículos têm o mesmo prazo para esse tipo de pagamento.

Outra característica do IPVA SE 2023 é que no Estado não há parcelamento. No entanto, será possível pagar com cartão de crédito, nas condições do emissor do plástico. Assim, as parcelas viriam nas faturas do cartão durante o ano.

A única opção de pagamento além da cota única com desconto em março é o pagamento integral sem desconto, que tem vencimento de acordo com o número final da placa.

Tabela de Vencimentos do IPVA Sergipe 2023

CONSULTA IPVA

Resumindo, são três opções de pagamento:

  • à vista em março, para todos os veículos, e com desconto
  • à vista sem desconto, com vencimento de acordo com a tabela abaixo
  • parcelado, até o vencimento final para a placa, e nas condições da bandeira do cartão de crédito
Final da PlacaCota Única Com DescontoCota Única Sem DescontoFisc.
1mar/23abr/23jun/23
2mar/23abr/23jun/23
3mar/23mai/23jul/23
4mar/23mai/23jul/23
5mar/23jun/23ago/23
6mar/23jul/23set/23
7mar/23ago/23out/23
8mar/23set/23nov/23
9mar/23out/23dez/23
0mar/23nov/23jan/24

Lembramos que todas as regras, descontos, parcelamentos e condições acima se baseiam nos últimos exercícios. Assim que as regras de pagamento do IPVA 2023 SE forem divulgadas nós iremos atualizar esta página.

Consulta e 2ª via do IPVA Sergipe 2023

2ª VIA IPVA

O método mais rápido para pagar o IPVA SE 2023 é acessar o site do Detran  e imprimir o boleto. Também é possível emitir o Documento Único de Arrecadação (DUA)  pelo site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

Assim o contribuinte evita atrasos e acréscimos no pagamento para o contribuinte.

Para emitir a 2ª via IPVA Sergipe 2023 basta acessar o site oficial do DETRAN. Depois disso é necessário informar os dados solicitados para a impressão.

Além disso, nos totens de autoatendimento, no Banese ou no atendimento presencial da autarquia por agendamento também será possível emitir a guia.

Para obter estes os serviços é sempre necessário ter em mãos dados do veículo, como Código RENAVAM e placa, além do Chassi.