IPVA 2023 RR – Roraima: Consulta, Tabela, Valor, Atrasado

Se você possui algum veículo licenciado em Roraima com certeza já está se preparando para o pagamento do IPVA RR 2023Isso porque muito em breve o imposto começará a ser cobrado no Estado.

Para auxiliar no processo de pagamento, os contribuintes proprietários de veículos de Roraima poderão esclarecer abaixo todas as suas dúvidas a respeito do IPVA.

Mas afinal o que é IPVA?

IPVA

Tributo de caráter anual, o IPVA é cobrado a partir do início do ano, aumentando, assim, a procura dos contribuintes pelo assunto nesta época.

Em suma, o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor tem suas regras divulgadas durante os últimos meses do ano, com antecedência às datas de vencimento.

Em Roraima a SEFAZ, com apoio do DETRAN RR, é a responsável pelo processo de licenciamento dos veículos.

Cálculo do IPVA: como funciona?

IPVA Roraima RR

O imposto é calculado sobre os preço médio de mercado do veículo, multiplicando este valor por sua alíquota correspondente.

O valor de mercado utilizado pelo Estado de Roraima é a com base na Tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Tabela FIPE). Esta Tabela considera os valores médios de veículos novos e usados no país.

Alíquotas do IPVA

Por outro lado, as alíquotas são estabelecidas pelo Governo do Estado. Elas são de:

  • 3% para carro de passeio
  • 2% para motocicleta
  • 0,5% para veículos de terraplanagem e
  • 1% para veículos de locação.

O valor arrecadado é repartido da seguinte forma: 20% vão para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O remanescente é repartido 50% (cinquenta por cento) para o estado e a outra metade para o município de registro do veículo.

Veja também: Como pagar o IPVA 2023 atrasado.

Pagamento IPVA Roraima 2023: cota única, atrasado e parcelado

PAGAR IPVA

Normalmente são oferecidas duas opções de pagamento do IPVA Roraima 2023 (ainda a serem confirmadas com a divulgação das informações oficiais):

  • Pagamento à vista no vencimento da última parcela, sem descontos.
  • Pagamento parcelado em três vezes, com vencimentos em meses sucessivos. Da mesma forma que o pagamento à vista, esta segunda opção não dá direito a descontos.

Certamente, como o Estado não oferece descontos por antecipação, a maioria deverá optar pelo pagamento parcelado. Inclusive, Roraima é um dos poucos Estados de todo o Brasil que não oferece descontos. Normalmente todos eles oferecem pelo menos 5% no pagamento à vista, incentivando a quitação antecipada e diminuindo a inadimplência nessas localidades.

Lembramos que pagar o IPVA atrasado gera multas, juros, perda dos descontos e sanções que podem ser aplicadas pelo poder público. Confira o calendário abaixo e esteja em dia, evitando dores de cabeça.

Calendário e Tabela de Vencimentos IPVA RR 2023

Os prazos de vencimento são de acordo com o número final da placa. Final de placa 1 tem início de pagamento no mês 1 (janeiro), placa final 2 no mês 2 (fevereiro) e assim sucessivamente, até a placa final 0, com vencimentos a partir de outubro (mês 10).

Veja abaixo a previsão de vencimentos para o IPVA 2023:

Calendário IPVA RR
Final da placaVencimento da 1ª cotaVencimento da 2ª cotaVencimento da 3ª cota
1jan-23fev-23mar-23
2fev-23mar-23abr-23
3mar-23abr-23mai-23
4abr-23mai-23jun-23
5mai-23jun-23jul-23
6jun-23jul-23ago-23
7jul-23ago-23set-23
8ago-23set-23out-23
9set-23out-23nov-23
0out-23nov-23dez-23

Os vencimentos se dão sempre no último dia útil de cada mês.

As informações acima se referem às últimas regras divulgadas pela SEFAZ e DETRAN, podendo sofrer alterações para o IPVA Roraima 2023. Assim que as novidades forem divulgadas atualizaremos prontamente esta página, onde você poderá continuar se informando.

Consulta e 2ª via do IPVA Roraima 2023

CONSULTA IPVA

Os contribuintes poderão acessar os sites da SEFAZ e DETRAN para efetuar a consulta do IPVA Roraima 2023. Depois disso, deverão informar dados do veículo, como placa e RENAVAM.

Será possível, nestas páginas, emitir e imprimir 2ª via para pagamento nos Bancos credenciados: Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Banco da Amazônia, HSBC e Casas Lotéricas.

Isenção para Motocicletas de até 160 cilindradas

ISENÇÃO IPVA

No Estado há isenção para proprietários de motocicletas de até 160 cilindradas, devido a uma lei aprovada nos últimos anos.

Para ter direito à isenção do IPVA Roraima 2023, o condutor deverá estar devidamente habilitado ou com a permissão para dirigir e não conduzir o veículo após ingerir bebida alcoólica ou entorpecente. Além disso, não poderá ter cometido nenhuma infração de trânsito.

O proprietário deve preencher o requerimento disponível no site da Sefaz e anexar as cópias:

  • Certificado de Licenciamento do Veículo – CRLV
  • Carteira da Habilitação – CNH
  • Certidão Nada Consta
  • Comprovante de Residência.

No caso de ser moto zero km, é necessário levar o Espelho do Veículo (emitido pelo Detran-RR), Nota Fiscal e o Comprovante Original do Pagamento da Taxa de Expediente.

Após reunir todos os documentos, o proprietário deve encaminhar tudo por e-mail (arbv@sefaz.rr.gov.br) ou entregar diretamente na sede da Sefaz.