IPVA 2023 RO – Rondônia: Consulta, Pagamento, Descontos

Os contribuintes proprietários de veículos no Estado de Rondônia poderão ficar muito bem informados abaixo a respeito do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA Rondônia 2023.

O Estado de Rondônia atualmente tem uma frota total de mais de um milhão e cem mil veículos. Destes, cerca de 400 mil são tributados pelo IPVA. Os demais têm direito a isenção, de acordo com a legislação vigente no Estado.

O valor arrecadado deve ser investido não somente no trânsito, mas também na educação, saúde, etc. Do total arrecadado, 50% são destinados ao município onde o veículo foi emplacado e os outros 50% ficam com o Governo do Estado.

Cálculo do IPVA e Alíquota: Como Funciona?

IPVA Rondônia RO

O IPVA Rondônia 2023 será calculado considerando o valor de mercado do veículo tributado. Além disso, é estabelecida a alíquota correspondente pelo Governo do Estado.

O valor de mercado é definido pela Tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Já as alíquotas são definidas em:

  • 1%: ônibus, micro-ônibus, caminhão, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga, veículos destinados à locação, de propriedade de empresas locadoras ou cuja posse detenham, mediante contrato de arrendamento mercantil registrado em cartório;
  • 2%: para motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta e automóvel de passeio com potência até 1000 (mil) cilindradas;
  • 3%: veículos terrestres de passeio ou utilitário, jipe, picape e caminhoneta com cabine fechada ou dupla, veículo aéreo, veículo aquático e demais veículos não especificados.

Veja também: Como pagar o IPVA em caso de atraso.

Valor e Reajuste do IPVA

CALCULAR IPVA

Algo que normalmente muda todo ano é o valor a ser pago por cada veículo. Naturalmente este valor tende a ser sempre menor, devido à queda do preço, ou seja, o valor de tabela. Como explicamos acima, ele é utilizado como base de cálculo do valor a ser pago.

É claro que para o próximo ano tudo depende do comportamento dos valores dos veículos, que durante a pandemia têm subido bastante, resultando em aumento do valor do IPVA a ser pago pelo contribuinte.

Pagamento e Descontos IPVA Rondônia 2023

PAGAR IPVA

As datas de pagamento do IPVA Rondônia 2023 ocorrem de acordo com o número final da placa do veículo, podendo começar entre janeiro e agosto e acabar entre março e outubro. Entenda abaixo:

Os contribuintes têm quatro opções de pagamento, sendo três delas com pagamento integral.

Em primeiro lugar, aqueles que pagarem no primeiro vencimento terão 10% de desconto no pagamento do imposto. Quem pagar na segunda oportunidade, no mês seguinte, terá direito a 5% de desconto. Entretanto, quem pagar na data limite não receberá qualquer desconto.

Há também a opção de parcelamento, em três vezes, mas sem direito a descontos.

Tabela e Calendário de Vencimentos do IPVA 2023 RO

VENCIMENTOS IPVA

O calendário é divulgado pela Secretaria de Finanças – SEFIN RO e no site do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN RO. Além disso, nestes canais também será possível realizar consultas de débitos e emitir 2ª via de documentos, certidões e boletos.

Veja abaixo como funcionam os vencimentos de acordo com o número final da placa:

Placa1ª Cota ou Cota Única (10%) 2ª Cota ou Cota Única (5%)3ª Cota ou Cota Única Sem Desc.
1, 2 e3jan-23fev-23mar-23
4fev-23mar-23abr-23
5mar-23abr-23mai-23
6abr-23mai-23jun-23
7mai-23jun-23jul-23
8jun-23jul-23ago-23
9jul-23ago-23set-23
0ago-23set-23out-23

Obs: Os vencimentos ocorrem sempre no último dia útil de cada mês.

Lembramos que os descontos, opções de pagamento e parcelamento acima se baseiam no último exercício. Assim que forem divulgados os vencimentos do IPVA RO 2023 nós iremos atualizar esta página.

Onde pagar o IPVA 2023?

Para efetuar o pagamento do IPVA 2023, basta se dirigir a uma agência bancária credenciada, com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor). De posse do documento do veículo é possível fazer o recolhimento no guichê de caixa.

Além disso, é possível quitar nos terminais de autoatendimento e pela internet ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. Basta acessar o canal e, depois disso, informar os dados solicitados.

Posteriormente serão entregues nos endereços dos proprietários os documentos (Licenciamento 2023).