IPVA 2023 RN: Consulta, 2ª Via, Valor, Pagar, Atrasado

Os contribuintes do IPVA RN 2023 podem parcelar o pagamento em até sete vezes, um dos maiores prazos oferecidos em todos as regiões do país. Além disso, que opta pela quitação antecipada recebe descontos.

O IPVA em breve terá as suas regras definidas e divulgadas no Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado da Tributação. Abaixo o contribuinte pode se antecipar e saber tudo sobre o imposto para o ano de 2023.

IPVA RN – O que é?

IPVA RN Rio Grande do Norte

Em suma, o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um tributo de competência Estadual. Seu fato gerador é a propriedade de veículos automotores.

O referido imposto é lançado anualmente, no primeiro dia de cada exercício fiscal. Assim, é  recolhido nas datas estabelecidas em calendário publicado pela SET – RN.

Do valor da arrecadação do IPVA, depois de descontado o percentual do FUNDEB, previsto no Inciso II, do parágrafo 1º do artigo 31, Lei 11.494/07, 50% (cinquenta por cento) são repassados aos municípios nos quais os veículos se encontram registrados e os outros 50% são destinados a investimentos no âmbito estadual.

O IPVA é, dessa forma, uma das principais fontes de receita de muitas prefeituras e até mesmo do Estado, que com estes recursos pode financiar melhorias, obras e serviços em diversas frentes, e não somente em áreas relacionadas ao trânsito.

Cálculo do IPVA – Valor e Alíquota

CALCULAR IPVA

Todo ano a SET, em parceria com o DETRAN, divulga as regras de recolhimento do IPVA referentes ao exercício seguinte.

Entre as regras está a forma como o imposto é calculado. No RN, o IPVA é calculado considerando dois fatores: o valor venal do veículo e a alíquota correspondente.

O valor venal nada mais é do que o valor de mercado. Para veículo usados será considerado para base de cálculo o valor definido pela Tabela FIPE. Por outro lado, veículos novos terão como valor base aquele que constar no documento de compra.

Alíquotas do IPVA RN 2023

De acordo com o site da SET RN, as alíquotas do IPVA aplicadas no Estado são de:

  • 1% (um por cento) para ônibus, caminhões, cavalos mecânicos e veículos cuja propriedade seja titularizada por empresa que apresente como única atividade empresarial a locação de veículos.
  • 2% (dois por cento) para motocicletas e similares, com potência até 200 (duzentas) cilindradas.
  • 3% (três por cento) para automóveis, caminhonetes, microônibus, embarcações recreativas ou esportivas e qualquer outro veículo automotor não incluído nos itens anteriores, bem como motocicletas e similares, com potência acima de 200 (duzentas) cilindradas.

Pagamento e Descontos IPVA RN 2023

PAGAR IPVA

O Calendário do IPVA 2023 normalmente traz vencimentos de acordo com o número final da placa.

Assim, veículos com placa final 1 e 2 têm vencimentos entre os meses de março e setembro, final 3, 4 e 5 vencimentos entre abril e outubro, finais 6, 7 e 8 com vencimentos entre maio e novembro, finais 9 e 0 com vencimentos entre junho e dezembro.

Em todos os casos é concedido desconto de 5%, em caso de pagamento à vista no mês do vencimento da primeira parcela. Quem optar pelo parcelamento poderá fazê-lo em sete vezes, com parcelas de igual valor, mas sem direito a descontos.

Tabela de Vencimentos do IPVA RN 2023

VENCIMENTOS IPVA

Final Placa:1 e 23, 4 e 56, 7 e 89 e 0
Cota Única/1ª ParcelaMarAbrMaiJun
2ª ParcelaAbrMaiJunJul
3ª ParcelaMaiJunJulAgo
4ª ParcelaJunJulAgoSet
5ª ParcelaJulAgoSetOut
6ª ParcelaAgoSetOutNov
7ª ParcelaSetOutNovDez

Lembramos que as datas exatas de vencimentos do IPVA RN 2023 ainda serão divulgadas pelo Governo do Estado e serão prontamente atualizadas aqui nesta mesma página.

Como pagar o IPVA?

Os débitos podem ser quitados sem a necessidade de guia de pagamento. Basta que o contribuinte dirija-se a um dos postos do correspondente bancário denominado Nossa Agência e mencione a placa de seu veículo.

Outra forma prática de pagamento encontra-se disponibilizada nos terminais de autoatendimento do Banco do Brasil (para correntistas deste banco).

Consulta e 2ª via de Boleto IPVA RN 2023

CONSULTA IPVA

Quem preferir poderá pagar o boleto do IPVA RN 2023, que poderá ser obtido pela internet, no site www.detran.rn.gov.br.

Neste site poderão ser solicitadas consultas do IPVA RN 2023, bastando digitar a placa e o RENAVAM do veículo.

O boleto emitido pode ser pago em toda a rede bancária. Após a data de vencimento, a guia deve ser inutilizada, devendo-se obter um novo boleto com vencimento atualizado, que apresentará o correto cálculo de juros, multa e correção monetária.