IPVA 2023 RJ: Consulta Detran, Bradesco, Atrasado

Início do ano é o momento de pagar aqueles tradicionais compromissos financeiros, como o IPTU, a matrícula escolar e o IPVA.

Neste artigo os contribuintes proprietários de veículos no Estado do Rio de Janeiro poderão conferir importantes informações a respeito do IPVA RJ 2023, como consultas no Bradesco, Tabela de Valores, Descontos e Pagamentos.

Estando bem informado você pode aproveitar as melhores condições de pagamento, obter os benefícios disponíveis e evitar dores de cabeça.

IPVA: o que é e como funciona?

IPVA Rio de Janeiro RJ

O IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é cobrado anualmente pelos estados e pelo Distrito Federal. Do total arrecadado, após a parte que cabe ao FUNDEB, metade vai para o município onde o veículo foi emplacado. Sendo assim, o IPVA é uma das maiores fontes de renda dos municípios brasileiros, sobretudo os menores.

Devem pagar o imposto os proprietários de veículos automotores (automóveis, ônibus, caminhões, motocicletas, tratores, jet-skis, barcos, lanchas, aviões de esporte e lazer).

Como o IPVA é cobrado no Rio de Janeiro?

No Estado do Rio de Janeiro a responsabilidade de calcular e cobrar o IPVA é da Secretaria de Estado da Fazenda, com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN RJ.

Já o pagamento (e até mesmo as consultas dos lançamentos) pode ser efetuado no Banco Bradesco, que possui convênio com o Estado do Rio.

Como calcular o IPVA 2023 RJ?

CALCULAR IPVA

O contribuinte não precisar fazer o cálculo manual para pagar o seu IPVA. É tudo automático.

Em resumo, o valor a ser pago pelo IPVA é obtido através do resultado da multiplicação entre o valor de tabelo do veículo e a alíquota.

O valor de tabela basicamente é o valor de mercado, normalmente apontado pela Tabela FIPE. Por outro lado, as alíquotas são estabelecidas por leis estaduais, que dificilmente sofrem alterações. Ou seja, as alíquotas tendem a ser as mesmas com o passar dos anos.

Atualmente as alíquotas do IPVA RJ podem variar de 0,5% a 4,0%, dependendo da categoria e características do veículo.

Consulta Bradesco IPVA RJ 2023

IPVA-Bradesco-como-pagar

Para consultar os valores a pagar o proprietário do veículo deve acessar o site do Bradesco ou dirigir-se a um terminal de autoatendimento da instituição e digitar o número do seu RENAVAM – Registro Nacional de Veículos Automotores.

Obtenha mais informações sobre o IPVA 2023 no Bradesco e veja como fazer a consulta.

Pagamento e Descontos IPVA

PAGAR IPVA

Acessando o site do Banco Bradesco, além de realizar consultas, é possível efetuar o pagamento do IPVA RJ 2023, economizando tempo, sem sair do conforto de sua residência.

No site também é possível obter o boleto de pagamento, chamado de Guia para Regularização de Débitos (GRD). Este boleto pode ser pago em qualquer agência bancária.

O IPVA RJ 2023 deverá ser pago em cota única ou em três parcelas, nas condições abaixo:

  • O vencimento da Cota Única e da primeira parcela será o mesmo, conforme o número do final da placa do automóvel.
  • O desconto para o pagamento em Cota Única do IPVA será de 3%.
  • Em caso de atraso nas parcelas será acrescido valores relativos a multa e juros por dia de atraso.

As informações acima foram disponibilizadas com base nas regras do IPVA dos últimos anos. Assim que o IPVA 2023 tiver as suas regras divulgadas nós iremos atualizar esta mesma página e você poderá conferir aqui!

Vencimentos do IPVA 2023 RJ

VENCIMENTOS IPVA

As datas de vencimento não têm sofrido alterações nos últimos anos. São 3 parcelas e os vencimentos podem ser de janeiro a abril. Veja:

A primeira parcela vence entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, a depender do número final da placa. Nesta mesma data vence a cota única com desconto.

A segunda parcela vence entre 20 de fevereiro e 10 de março, também de acordo com o número final da placa do veículo.

Por fim, a terceira e última cota vence entre os dias 20 de março e 10 de abril, seguindo as mesmas regras dos dois primeiros vencimentos, no que se refere ao número final da placa.

A Tabela completa com as datas ainda não foi divulgada pelo Governo do Estado do Rio. Assim que for publicada será imediatamente atualizada aqui mesmo no blog. Acompanhe, se mantenha bem informado e aproveite as melhores condições para pagar o seu IPVA RJ 2023.