IPVA 2023 PR – Paraná: Consulta, Vencimento, Desconto

Com a chegada de mais um ano os contribuintes do Estado do Paraná proprietários de veículos buscam se informar sobre as regras de pagamento do IPVA.

Se você é responsável pelo pagamento do IPVA PR 2023 saiba que é essencial se manter bem informado para pagar o seu imposto com as melhores condições oferecidas.

Abaixo será possível obter informações sobre todas as regras, consultas, descontos, vencimentos, tabelas e valores do IPVA Paraná 2023.

Como é cobrado o IPVA?

IPVA Paraná PR

No Estado do Paraná o órgão responsável pelo recolhimento do IPVA é a Secretaria de Estado da Fazenda, que tem o apoio do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN PR no licenciamento dos veículos tributados.

O imposto, que tem periodicidade anual, deve ser pago sempre no início do ano pelos contribuintes, que são os proprietários dos veículos, salvo em caso de isenção, conforme a legislação local.

Cálculo e Alíquotas do IPVA PR 2023

CALCULAR IPVA

O valor a ser recolhido de IPVA é calculado conforme o valor do veículo e também pela sua alíquota correspondente, que irá variar de acordo com as suas características.

O valor utilizado para base de cálculo é aquele referente ao da Tabela FIPE na data do lançamento do imposto.

Por outro lado, as alíquotas são de:

  • 3,5% para automóveis
  • 1% para ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou que usam gás GNV

Vencimentos e Pagamento IPVA PR 2023

VENCIMENTOS IPVA

Os pagamentos do IPVA PR 2023 começam em janeiro, conforme cronograma divulgado todos os anos pelo Governo do Paraná (Secretaria de Estado da Fazenda).

Assim como nos anos anteriores o contribuinte que optar por pagamento à vista deverá ter 3% de desconto sobre o valor total devido. O vencimento da opção de cota única com desconto é em janeiro para todas as placas. Apenas os dias de vencimento vencem, de acordo com a placa do veículo, entre os dias 17 e 25.

Além do pagamento à vista, é possível dividir o valor em cinco parcelas, sem juros, mas também sem direito a descontos, com vencimentos em janeiro, fevereiro, março, abril e maio para todas as placas. Da mesma forma que na cota única os vencimentos são entre 17 e 25 de cada mês, a depender do número final da placa.

Lembramos que as opções de pagamento, descontos e datas de vencimento acima são somente previsões baseadas na forma como o IPVA tem sido cobrado no Paraná nos últimos anos.

Assim que as informações oficiais do IPVA PR 2023 forem divulgadas nós iremos atualizar prontamente esta página.

Onde e como pagar o IPVA 2023 no Paraná?

PAGAR IPVA

Em primeiro lugar, lembramos que a Secretaria da Fazenda do Paraná não irá encaminhar cartas para os proprietários de veículos.

A Guia deverá ser emitida pelo site da própria Secretaria ou o pagamento poderá ser efetuado (utilizando apenas o número do RENAVAM) em caixas de bancos credenciados (veja na próxima seção como emitir o seu boleto):

  • Banco do Brasil
  • Itaú
  • Santander
  • Bradesco
  • Sicredi
  • Banco Rendimento
  • Banco Cooperativo do Brasil

IPVA 2023 PR atrasado – como pagar?

IPVA

É muito importante manter o IPVA em dia, pois quem perder a data de pagamento terá cobrança de multa de 0,33% ao dia mais a taxa Selic do período inadimplente. Depois de um mês de atraso a multa é de 10% mais a taxa Selic.

Lembramos que o recolhimento do IPVA é obrigatório para que o DETRAN PR emita o licenciamento do seu veículo. Sem o documento você pode ter o veículo recolhido por agentes de trânsito, perder pontos na CNH – Carteira Nacional de Habilitação e ainda pagar multa de trânsito.

Consulta e 2ª via de Boleto IPVA Paraná

Para consultar o valor e emitir a 2ª via de boleto IPVA Paraná 2023 é preciso acessar o site da Secretaria da Fazenda ou do DETRAN e informar o Renavam do veículo.

Após realizar a consulta basta emitir a guia para pagamento nos bancos informados anteriormente.

Também é possível pagar diretamente pelo seu banco, sem a necessidade de emitir boleto. Veja na instituição bancária onde tem conta como fazer para quitar o seu IPVA 2023 PR.

Isenção do IPVA 2023 PR

ISENÇÃO IPVA

Importante ressaltar que há imunidade para veículos de propriedade dos governos federal, estadual e municipal e isenção do pagamento para táxi, para motocicletas até 125 cilindradas e com mais de 10 anos de fabricação, ônibus de transporte urbano, para deficientes, destinados ao transporte escolar e os que foram fabricados há mais de 20 anos.

A dispensa do pagamento do IPVA é automática para o veículo que se enquadra nas regras, desde de que seu cadastro esteja correto no DETRAN/PR.