IPVA 2023 PI – Piauí: Tabela, Boleto SEFAZ, Descontos

Os contribuintes têm vantagens para o pagamento do IPVA Piauí 2023, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Essas vantagens e demais informações poderão ser conhecidas abaixo.

A Secretaria de Estado da Fazenda divulgará em breve as regras de recolhimento do IPVA 2023. E a expectativa é de que não haja mudanças em relação à forma como o imposto foi cobrado no Estado nos últimos anos.

Já há alguns anos a SEFAZ PI alterou a forma de vencimento, que não ocorre mais durante o ano com datas diferentes para finais de placas diferentes. Desde então, os vencimentos são os mesmos para todos os veículos, independentemente do final da placa.

Reajuste e Cálculo do Valor do IPVA

CALCULAR IPVA

Algo que normalmente muda todo ano é o valor a ser pago por cada veículo. Naturalmente este valor é sempre menor, devido à queda do preço, ou seja, o valor de tabela. Ele é utilizado como base de cálculo do valor a ser pago.

Em média o IPVA cai 4,5% ao ano, pois este tem sido o valor calculado pela Tabela FIPE. Sobre os valores apresentados pela Tabela FIPE são atribuídas alíquotas estabelecidas pelo Governo do Estado.

É claro que para o próximo ano tudo depende do comportamento dos valores dos veículos, que durante a pandemia têm subido bastante, resultando em aumento do valor do IPVA a ser pago pelo contribuinte.

Alíquotas do IPVA 2023

IPVA Piauí PI

As alíquotas variam de acordo com a característica do veículo. No IPVA Piauí 2023 serão adotas as seguintes alíquotas:

  • Micro-ônibus: 2,5%
  • Caminhonetes e automóveis: 2,5%
  • Caminhões e ônibus: 1%
  • Motocicletas: 2%
  • A alíquota de automóveis é 2,5%;
  • Para automóveis com valor acima de 150 mil: 3%

Pagamento e Descontos IPVA Piauí 2023

A previsão é que seja mantido o desconto de 15% para o contribuinte que efetuar o pagamento à vista até a data de vencimento da primeira parcela.

O imposto pode ainda ser dividido em três parcelas iguais e sucessivas. No entanto, neste caso sem direito a descontos.

A novidade é que há outras opções de desconto, variando com o prazo de pagamento – quanto antes a quitação, maior o desconto concedido. Assim, quem paga integralmente no vencimento da segunda parcela tem 10% de desconto. Já quem quita na terceira parcela tem 5% de desconto.

Tabela de Vencimentos

VENCIMENTOS IPVA

Como dito anteriormente, as datas de vencimento não se dão mais de acordo com o número final da placa do veículo. Assim, todos terão vencimento igual, entre janeiro e maio.

Veja abaixo como funcionam os vencimentos¹:

  • Janeiro: Vencimento da 1ª opção de Cota Única, com desconto de 15%
  • Fevereiro: Vencimento da 2ª opção de Cota Única, com desconto de 10%
  • Março: Vencimento da 3ª e última opção de Cota Única, com desconto de 5%. Aqui também vence a 1ª parcela pra quem preferir parcelar o IPVA. Não há descontos no parcelamento do imposto.
  • Abril: Vencimento da 2ª parcela.
  • Maio: Vencimento da 3ª e última parcela.

¹ Lembramos que todos os vencimentos ocorrem no último dia útil de cada mês.

As informações de descontos, calendário e parcelamento disponíveis acima têm como base as últimas regras divulgadas. A Tabela de Vencimentos com todas as Datas do IPVA PI 2023 será atualizada aqui assim que for divulgada pela SEFAZ.

Veja também: Desconto no IPVA para pessoas com deficiência.

Consultas e 2ª via de Boletos IPVA Piauí 2023

CONSULTA IPVA

Novamente não haverá envio de boletos via Correios. Para consultar o IPVA Piauí 2023 e emitir a 2ª via para pagamento basta acessar o site do Detran PI). Posteriormente deve-se informar o Registro Nacional de Veículos Automotores – RENAVAM e placa o veículo.

Outras informações e serviços poderão ser solicitados no site oficial da SEFAZ, disponível no endereço eletrônico http://www.sefaz.pi.gov.br/.

Isenção do IPVA PI 2023: quem tem direito?

De acordo com a legislação vigente, podem ter isenção do pagamento do IPVA 2023 no Estado do Piauí pessoas com deficiência física, taxistas, mototaxistas e transportadores de cargas / profissional autônomo.

Para obter a isenção o contribuinte deverá realizar a solicitação pelo site da SEFAZ PI ou nas unidades fazendárias espalhadas por todo o Estado.

Será necessário preencher um formulário específico de acordo com o tipo de isenção, além de apresentar documentação oficial que comprove a condição que dá direito à isenção do imposto.