IPVA 2023 MT – Mato Grosso: Consulta, Valor, 2ª via, pagar

Os contribuintes proprietários de veículos do Estado do Mato Grosso se preparam para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA MT 2023, e aqui poderão obter todas as informações necessárias sobre o imposto.

Presente na vida de milhões de brasileiros, normalmente no início do ano o imposto deve ser pago de acordo com as regras de recolhimento definidas por cada Estado.

No Mato  Grosso são poucas ou nenhuma alteração nas condições nos últimos anos. Assim, antes mesmo da divulgação oficial os contribuintes podem se preparar e se informar para aproveitar as melhores condições de pagamento do IPVA MT 2023.

Cálculo do IPVA – Tabela e Alíquotas

CALCULAR IPVA

O IPVA é calculado sobre o valor venal do veículo (valor de mercado, ou valor de tabela). Estes valores são aferidos pela Tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

Em condições normais sempre é esperado que o valor do IPVA seja menor com o passar dos anos, já que ocorre a desvalorização natural do veículo. Em média o valor fica 3,5% menor em relação ao ano anterior.

Sobre os valores da Tabela FIPE dos veículos é estabelecida uma alíquota pela Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ, responsável pelo recolhimento do IPVA MT 2023.

Alíquotas do IPVA Mato Grosso 2023

IPVA Mato Grosso MT

– 1% para ônibus, microônibus, caminhão, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga, isolada ou conjuntamente, para motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta com potência de até 180 cilindradas cúbicas.

– 2% para automóvel de passeio, carga ou misto, com potência de até 1.000 cilindradas cúbicas.

– 2,5% para motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta com potência acima de 180 até 300 cilindradas cúbicas.

– 3% para motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta com potência acima de 300 até 600 cilindradas cúbicas, para veículo terrestre de passeio, carga ou misto, jipe, picape e camioneta com cabine fechada ou dupla, veículo aéreo, veículo aquático e demais veículos não especificados.

– 3,5% para motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta com potência acima de 600 cilindradas cúbicas.

– 4,0% para veículos de competição.

Veja também: Confira como pagar o IPVA 2023 Atrasado.

Consulta e 2ª via IPVA MT 2023

2ª VIA IPVA

No site do Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso – DETRAN MT é possível efetuar consultas e até mesmo emissão de 2ª via para pagamento do IPVA 2023.

Para isto basta acessar a página http://www.detran.mt.gov.br/ e ter em mãos dados do veículo, como placa, código RENAVAM e CHASSI.

Os mesmos serviços também estarão disponíveis no site oficial da SEFAZ MT.

Pagamento e Descontos IPVA MT 2023

Como dissemos, devem permanecer as mesmas condições de pagamento do IPVA MT 2023. Ele poderá ser efetuado em cota única ou em até seis vezes mensais, iguais e sucessivas, mediante a apresentação do documento de arrecadação no(a):

  • Banco do Brasil
  • Banco da Amazônia
  • Sicredi
  • Bancoob
  • Bradesco
  • Caixa Econômica Federal
  • Itaú Unibanco
  • Primacredi
  • Santander

Vencimentos IPVA MT 2023

VENCIMENTOS IPVA

Os vencimentos se dão de acordo com o número final da placa do veículo. Quem recolher o imposto até o dia 10 do mês de vencimento da primeira parcela terá desconto de 5%. Do dia 11 ao dia 20 o desconto será de 3%, e do 21 até o último dia útil do mês, o pagamento será integral e sem desconto. Após esta data, o imposto terá acréscimo de juros e multas.

O pagamento também pode ser parcelado, em seis vezes, mas sem direito a descontos. No entanto, também não há acréscimos, se pago em dia (até o último dia útil de cada mês, em sequência ao primeiro vencimento).

Placas com final 1, 2 e 3

Cota Única com desconto de 5% até 10/03

Cota Única com desconto de 3% até 20/03

Cota Única sem desconto até 31/03

Parcelado sem desconto com pagamento sempre até o último dia útil dos meses de março, abril, maio, junho, julho e agosto.

Placas com final 4, 5 e 6

Cota Única com desconto de 5% até 10/04

Cota Única com desconto de 3% até 20/04

Cota Única sem desconto até 30/04

Parcelado sem desconto com pagamento sempre até o último dia útil dos meses de abril, maio, junho, julho, agosto e setembro.

Placas com final 7, 8 e 9

Cota Única com desconto de 5% até 10/05

Cota Única com desconto de 3% até 20/05

Cota Única sem desconto até 31/05

Parcelado sem desconto com pagamento sempre até o último dia útil dos meses de maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro.

Placas com final 0

Cota Única com desconto de 5% até 10/06

Cota Única com desconto de 3% até 20/06

Cota Única sem desconto até 30/06

Parcelado sem desconto com pagamento sempre até o último dia útil dos meses de junho, julho, agosto, setembro, outubro novembro.