IPVA 2023 MG – Minas Gerais: Valor Atrasado, Descontos

Abaixo os contribuintes mineiros podem esclarecer suas dúvidas a respeito do IPVA MG 2023. Além disso, podem consultar descontos e datas de pagamento.

O início do ano é sempre marcado pelas contas a pagar. O IPVA, por exemplo, em praticamente todos os Estados é cobrado a partir de janeiro. Assim também acontece com outros impostos, como IPTU, Taxa de Lixo, matrículas escolares, entre outros.

Neste contexto, é sempre bom estar bem informado e preparado para aproveitar as melhores condições.

O que é IPVA? Quem deve pagar?

Em suma, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA é o tributo devido anualmente pelos proprietários de automóveis. Portanto, basta possuir veículo para ser tributado, seja de passeio/utilitário, caminhonetes de carga, motocicletas, ônibus, caminhões, aeronaves e embarcações.

Em alguns casos pode ser concedido desconto ou até mesmo isenção do pagamento, como também mostramos aqui no site, em nossos artigos especiais sobre o IPVA.

Cálculo e alíquotas do IPVA 2023 MG

CALCULAR IPVA

A responsabilidade de definir e divulgar as regras do IPVA MG 2023 é da SEF MG, com apoio do DETRAN.

O valor a ser pago é calculado, em primeiro lugar, com base no valor venal do veículo (valor de mercado). Em segundo lugar é aplicada uma alíquota que varia de 0,5% a 4 %, dependendo da categoria e características do veículo.

Pagamento e Descontos IPVA MG 2023

PAGAR IPVA

O pagamento do IPVA MG 2023 pode ser feito de uma só vez (Cota Única, com desconto de 3%), como também por três parcelas consecutivas. No entanto, o parcelamento não dá direito ao desconto e o valor mínimo de cada parcela é de R$ 150,00.

Há ainda um desconto adicional de 3% àqueles que nos últimos dois anos quitaram o IPVA Minas Gerais em dia. Este é o Programa Bom Pagador.

Importante lembrar que o desconto deste último programa se refere ao veículo e não ao proprietário. Assim, tem desconto o IPVA daquele veículo que nos dois últimos anos teve o imposto pago em dia.

Outro ponto importante: as regras acima de descontos são referentes às últimas regras divulgadas do IPVA (do último exercício). Para o IPVA 2023 pode haver mudanças, mas manteremos esta página sempre atualizada com as informações mais recentes divulgadas pelos órgãos competentes.

Vencimentos IPVA 2023 – Datas e Calendário

VENCIMENTOS IPVA

As datas de vencimento são escalonadas de acordo com o final da placa do veículo. No entanto, independentemente do final da placa, os meses de pagamento são sempre os mesmos. O que muda é apenas o dia dentro do mês.

Assim, em janeiro é estabelecido um vencimento para a cota única ou pagamento da primeira parcela. Quem pagar parcelado deverá quitar a segunda parcela em fevereiro e a terceira e última em março.

Esses vencimentos são os adotados em Minas Gerais em todos os últimos anos, mas são passíveis de mudança. Assim que as datas de vencimento do IPVA MG 2023 forem divulgadas nós iremos atualizar esta página.

IPVA 2023 MG atrasado

IPVA MG Minas Gerais

É muito importante pagar em dia o IPVA, visto que o contribuinte inadimplente fica sujeito a cobrança de multas e juros. De acordo com a legislação vigente, o valor atrasado tem multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na Selic (taxa básica de juros da economia).

Além disso, fica impedido de obter o licenciamento do respectivo veículo, podendo ocasionar até na apreensão do mesmo.

Para regularizar basta efetuar o pagamento nos canais de autoatendimento dos bancos credenciados, como o Banco do Brasil, ou emitir as guias atualizadas, conforme mostraremos abaixo. Depois de gerar os documentos basta efetuar o pagamento normalmente.

2ª via Guia Boleto IPVA MG 2023 no Detran

2ª VIA IPVA

Os contribuintes podem emitir 2ª via e consultar os valores do IPVA MG 2023 e Taxa de Licenciamento nos sites do Departamento Estadual de Trânsito – Detran MG e SEF.

Para isto basta acessar o site oficial, clicar na opção “Empresas” ou “Cidadãos”, depois disso devendo clicar no link “IPVA”.

Nesta página será possível obter todas as informações sobre o IPVA Minas Gerais 2023, como Atendimento, Parcelamento, Pagamento, Isenção, Restituição, entre outros.

Para visualizar os valores é necessário clicar no link “Consulta de Valores” e posteriormente escolher “Consulta por marca/modelo do veículo” ou “Consulta por código RENAVAM”.

Agora basta informar os dados, consultar e, se necessário, emitir a guia arrecadação do IPVA MG 2023.