IPVA 2023 GO – Goiás: Consulta, Tabela, Descontos

Você está preparado para o pagamento daquelas tradicionais despesas do início do ano? Saiba que em breve serão divulgadas as regras e informações do IPVA Goiás 2023 e então o imposto começará a ser cobrado no estado.

 Reunimos as principais informações abaixo, e o contribuinte goiano poderá ficar por dentro de todas as novidades referentes ao imposto, se preparando para o pagamento e aproveitando as melhores condições oferecidas.

O que é IPVA?

IPVA

O IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é o tributo patrimonial que incide sobre a propriedade de veículo automotor aéreo, aquático ou terrestre, quaisquer que sejam as suas espécies.

O imposto, que é cobrado anualmente, tem como responsável pelo recolhimento no Estado de Goiás a Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ e apoio do DETRAN GO – Departamento Estadual de Trânsito.

Já o responsável pelo pagamento do imposto é o contribuinte proprietário do veículo automotor aéreo, aquático ou terrestre emplacado nas cidades do Estado.

Aliás, os valores arrecadados anualmente pelo imposto são divididos entre o estado e as cidades onde os veículos foram emplacados. Assim, o IPVA é uma das principais fontes de arrecadação, sobretudo de pequenas cidades, juntamente com o IPTU.

Valores e Alíquotas do IPVA

IPVA Goiás GO

E primeiro lugar, o valor do imposto é definido de acordo com o valor venal (valor de mercado, valor de tabela) do veículo. Por outro lado, para se fazer o cálculo é necessário saber da alíquota, que varia conforme as características do veículo.

As alíquotas do IPVA Goiás 2023 são:

  • 1,25% para ônibus, microônibus, caminhão, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga, isolada ou conjuntamente;
  • 3,00% para motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta e automóvel de passeio com potência até 100 c.v.;
  • 3,45% para os veículos utilitários;
  • 3,75% para veículo terrestre de passeio, veículo aéreo, veículo aquático e demais veículos não especificados anteriormente.

O valor de tabela é o valor publicado no Diário Oficial no mês de dezembro, tendo como base a pesquisa de mercado pela instituição FIPE para valer no exercício seguinte.

Assim, o IPVA normalmente fica mais barato a cada ano. Como ele é calculado sobre os valores de tabela dos veículos, que por padrão tendem a ser menores com o tempo, consequentemente o valor do IPVA também reduz. Então, é provável que o valor do IPVA 2023 GO seja menor que no ano anterior.

Veja também: Como pagar o IPVA atrasado.

Vencimentos e pagamento do IPVA 2023 Goiás

VENCIMENTOS IPVA

Os vencimentos do IPVA 2023 GO começam já em janeiro e terminam entre o final de novembro ou início de dezembro, variando de acordo com o número final da placa do veículo.

São duas opções de pagamento: À Vista ou Parcelado:

  • O pagamento parcelado será disponibilizado em três vezes.
  • Já o pagamento à vista deve ser efetuado no máximo até o vencimento da terceira e última parcela.

Não é oferecido desconto para pagamento em cota única, como ocorre em quase todos os estados do Brasil.

Tabela de Vencimentos por Placa

Sobre as datas exatas de vencimento, segue abaixo uma previsão, de acordo com o final de cada placa:

Calendário de pagamento do IPVA
Final da placa1ª Parcela2ª Parcela3ª Parcela / Cota única
1JaneiroFevereiroMarço
2FevereiroMarçoAbril
3MarçoAbrilMaio
4AbrilMaioJunho
5MaioJunhoJulho
6JunhoJulhoAgosto
7JulhoAgostoSetembro
8AgostoSetembroOutubro
9SetembroOutubroNovembro
0OutubroNovembroDezembro

Lembramos que as condições de pagamento informadas acima são previsões baseadas na forma como o IPVA vem sendo cobrado em Goiás. Pode haver alterações por parte da SEFAZ e, caso de fato ocorram, atualizaremos prontamente esta página, onde você pode continuar se informando sobre o imposto.

Descontos no IPVA Goiás 2023

Os descontos concedidos pela SEFAZ e DETRAN no IPVA GO 2023 são aos participantes do programa Nota Fiscal Goiana, que podem abater no IPVA 2023 o saldo acumulado. Esse desconto pode ser de 5% a 10% do valor do imposto.

Permanece ainda o desconto de 50% para proprietários de veículos com motor 1.0 ou motos de até 125 cilindradas que não tenham multas e estejam adimplentes.

Consulta e 2ª via IPVA Goiás 2023 DETRAN

2ª VIA IPVA

Será possível efetuar a consulta de valores e débitos do veículo acessando o site oficial do DETRAN GO. Para isso basta acessar o endereço eletrônico http://www.detran.go.gov.br/. Posteriormente, é necessário informar dados do veículo, como placa e RENAVAM.

Além da consulta será possível emitir a 2ª via de boleto para pagamento, na opção “Boleto de IPVA/licenciamento”.