IPVA 2023 CE – Ceará: SEFAZ, Boleto, Tabela, Isenção

Mais um ano se aproxima e com ele também a obrigação do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA Ceará 2023, que é sempre uma preocupação a mais para os motoristas nesta época, repleta de compromissos financeiros.

Abaixo os contribuintes proprietários de veículos do Estado do Ceará poderão acompanhar novidades sobre o IPVA 2023 CE, como isenções, descontos, cálculo e demais regras do imposto.

Novidades, Valor e Cálculo do IPVA

CALCULAR IPVA

Todos os anos entre os meses de outubro e dezembro são divulgadas aos contribuintes cearenses as regras do imposto para o exercício seguinte. A divulgação vem da SEFAZ CE, responsável pelo recolhimento do IPVA no Ceará.

Normalmente as regras e condições de pagamento são mantidas a cada exercício. Assim, para o IPVA CE 2023 os contribuintes devem contar com os mesmos prazos e descontos oferecidos nos últimos anos.

O IPVA no Ceará é calculado multiplicando uma alíquota sobre o valor do veículo, determinado pela Tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

Alíquotas do IPVA CE 2023

IPVA

As alíquotas variam conforme as características do veículo e são as seguintes:

  • Automóveis, camionetas e utilitários: 3,00%.
  • Ônibus, micro-ônibus, caminhões e locadoras: 1,00%.
  • Motocicleta, motoneta, ciclomotores e triciclos de até 125 cilindradas: 2%, se tiverem multas no último ano, ou 1% se não tiverem multas.
  • Aeronaves: 1%.
  • Embarcações e outros modelos: 2,5%.

Veja também: Consulta e Pagamento do IPVA 2023 no Bradesco.

Formas de Pagamento e Desconto IPVA Ceará 2023

IPVA Ceará CE

Não devem ocorrer mudanças na forma como o imposto é cobrado. Assim, os contribuintes que optarem por pagamento em cota única do IPVA 2023 Ceará poderão fazê-lo até o fim de janeiro e terão, neste caso, desconto de até 15% sobre o valor total, já considerando o desconto do Programa Sua Nota Tem Valor.

Por outro lado, quem preferir o parcelamento do imposto poderá fazê-lo em cinco cotas de valor igual nos meses de fevereiro, março, abril, maio e junho. Entretanto o valor devido não pode ser inferior a R$ 20,00.  Para o pagamento parcelado o desconto pode ser de 5% ou 10%, se utilizado o saldo no Programa Sua Nota Tem Valor.

Datas de Vencimento do IPVA

O vencimento é sempre o mesmo para todos os veículos, sem diferenciação por número final de placa, como ocorre em outros estados.

  • Vencimento da Cota Única com desconto: 31/01/2023
  • Primeira Parcela: 10/02/2023
  • Segunda Parcela: 10/03/2023
  • Terceira Parcela: 10/04/2023
  • Quarta Parcela: 10/05/2023
  • Quinta Parcela: 12/06/2023

Lembramos que as datas de vencimento, regras de desconto e condições de parcelamento são baseadas nos últimos exercícios e ainda serão confirmadas para o IPVA CE 2023. Tão logo sejam divulgadas nós iremos atualizar esta página, onde você poderá continuar se informando.

VENCIMENTOS IPVA

Onde pagar o IPVA?

O pagamento do IPVA Ceará 2023 é aceito no(a):

  • Banco do Brasil
  • Caixa Econômica Federal
  • BNB
  • Bradesco
  • Santander
  • Itaú Unibanco
  • Rede de farmácias Pague Menos.

Além disso, o imposto também pode ser pago com os cartões de crédito vinculados ao Bradesco e ao Banco do Brasil.

Programa Sua Nota Tem Valor

O Programa Sua Nota Tem Valor garante até 5% adicionais de desconto no IPVA no Ceará. Para participar basta se cadastrar no site oficial e sempre exigir que seja inserido seu CPF nas notas fiscais de serviços e produtos adquiridos no estado do Ceará.

Automaticamente os créditos gerados pelo programa são convertidos em desconto no imposto. Basta que o contribuinte não esteja inscrito no CADIN (neste caso não há direito a descontos).

Caso o contribuinte tenha dois veículos, por exemplo, os descontos vão automaticamente para o de maior valor.]

Acesse o site oficial para obter maiores informações sobre as regras do programa.

Consulta e 2ª via de Boleto IPVA Ceará 2023

2ª VIA IPVA

Não são mais enviados os boletos do IPVA no Estado do Ceará. A SEFAZ alerta a todos os proprietários que qualquer correspondência desse teor que eventualmente chegue a uma residência é, claramente, uma tentativa de golpe.

Para esclarecer qualquer dúvida, o contribuinte pode ligar para o telefone 0800 707 8585.

Os boletos e 2ª via do IPVA Ceará 2023 devem ser impressos diretamente no site da SEFAZ ou DETRAN. Posteriormente basta consultar a situação do veículo informando o número da placa e chassi ou código Renavam.

Outra opção simples e prática de emissão de 2ª via de boleto é o aplicativo para Android e iOS/iPhone “Meu IPVA”.

Após a consulta basta realizar a impressão para pagamento nas instituições já mencionadas acima.

Isenção do IPVA CE 2023

De acordo com a SEFAZ, pessoas com deficiência têm direito à isenção do imposto, assim como proprietários de máquinas agrícolas, táxi, ônibus de transporte urbano e metropolitano, além de veículos com mais de 15 anos de fabricação.