IPVA 2023 BA – Bahia: Vencimentos, 2ª Via Atrasado

Com a chegada de mais um ano, é hora de se preparar e pagar o IPVA BA 2023. No Estado da Bahia, para o próximo ano, os proprietários de veículos provavelmente não terão muitas novidades. Devem permanecer as mesmas regras de cobrança e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) sofrerá, em média, uma redução de 4%.

Neste artigo os contribuintes baianos podem conferir além desta novidade, todas as informações do IPVA Bahia 2023 e assim ficar mais preparados para o pagamento, evitando juros, multas e até mesmo a apreensão do veículo. Confiram:

Como funciona a cobrança do IPVA?

IPVA

O IPVA é um tributo de caráter anual. É da SEFAZ a responsabilidade de legislar e recolher o IPVA da Bahia, em parceria com o DETRAN BA.

Todos os proprietários de veículos automotores terrestres, aéreos ou marítimos cadastrados no Estado da Bahia (emplacados nas cidades baianas) são responsáveis pelo pagamento do imposto.

Inclusive, do valor arrecadado, metade vai para a cidade onde o veículo foi emplacado, sendo uma das principais receitas destes municípios.

Cálculo do IPVA BA 2023 – Valor Tabela e Alíquotas

IPVA BA Bahia

Em primeiro lugar a base cálculo é o valor total (valor venal, valor de mercado) do veículo. Em caso de veículos novos considera-se o valor da nota fiscal de aquisição. Por outro lado, para veículos usados é utilizado Tabela de Valores elaborada pela Fundação Instituto e Pesquisas Econômicas – Tabela FIPE.

Veja também: Saiba como calcular o IPVA 2023.

Para conhecer o valor do IPVA aplica-se sobre a base de cálculo a alíquota correspondente:

I – Para automóveis e utilitários:

a) 3,0% (três por cento) quando movidos a óleo diesel;

b) 2,5% (dois inteiros e cinco décimos por cento) quando movidos a outros tipos de combustíveis;

II – 1% (um por cento) para ônibus, microônibus, caminhões, máquinas de terraplenagem, tratores, motos e motonetas, motocicletas e triciclos estrangeiros e nacionais, observado o disposto no parágrafo único;

III – 1,5% (um e meio por cento) para embarcações e aeronaves;

Em 2023, o IPVA BA deverá ter uma queda, visto que o comum é que os veículos tenham um valor de tabela inferior ao ano anterior, o que consequentemente gera uma redução no cálculo do imposto.

Pagamento do IPVA Bahia 2023: como pagar o IPVA?

PAGAR IPVA

Proprietários de veículos novos e usados podem emitir DAE – Documento de Arrecadação Estadual através da Internet. Basta acessar os sites do DETRAN ou SEFAZ. Posteriormente, deverão ser informados dados do veículo para consultar.

Com o RENAVAM em mãos, o pagamento poderá também ser efetuado em qualquer agência do Banco do Brasil ou Bradesco.

Formas de Pagamento (à vista e parcelado)

São oferecidas duas formas de pagamento para o IPVA Bahia 2023: pagamento à vista e pagamento parcelado.

O pagamento em cota única tem três opções, sendo duas com descontos e uma sem descontos. Já o parcelamento não oferece qualquer desconto no pagamento.

É preciso estar muito atento às datas de vencimento, pois elas variam conforme o número final da placa.

Vencimentos e Calendário IPVA Bahia 2023

VENCIMENTOS IPVA

Em primeiro lugar, a cota única com desconto máximo, de 20%, é a única opção que tem vencimento igual para todas as placas: dia 10 de fevereiro. A partir daí, os vencimentos são diferentes, de acordo com as placas dos veículos.

A segunda opção de cota única é pagar no vencimento da primeira parcela, que pode ser de março a julho, dependendo da placa, com 10% de desconto. Por fim, a última opção de cota única é no vencimento da quinta e última parcela, sem descontos.

Veja os meses de vencimento por placa (lembrando que os vencimentos ocorrem sempre no último útil de cada mês):

  • Placas com final 1 e 2: Vencimentos de março a julho.
  • Placas com final 3 e 4: Vencimentos de abril a agosto.
  • Placas com final 5 e 6: Vencimentos de maio a setembro.
  • Placas com final 7 e 8: Vencimentos de junho a outubro.
  • Placas com final 9 e 0: Vencimentos de julho a novembro.

Lembramos que os descontos e quantidade de parcelas informados acima são baseados nos últimos exercícios, podendo sofrer alterações por parte da SEFAZ no IPVA Bahia 2023. Assim que novas informações sejam divulgadas nós iremos atualizar imediatamente esta página.

Consulta e 2ª via IPVA BA 2023 DETRAN

CONSULTA IPVA

Nem precisa sair de casa para consultar e emitir a 2ª via do IPVA BA 2023. Os contribuintes baianos proprietários de veículos podem consultar pela internet os valores a serem pagos, no site oficial do DETRAN BA.

Além disso, pelo Banco do Brasil e Bradesco, pelos canais de autoatendimento, esses serviços também estarão disponíveis.

Em ambos os canais basta informar os dados do veículo, como placa e Código RENAVAM.