IPVA 2023 AM – Amazonas: Tabela, Descontos, Atrasado

Certamente um dos Estados que concede o maior desconto na quitação antecipada do IPVA é o Estado do Amazonas.

Abaixo os contribuintes podem conferir como pagar e obter descontos no IPVA AM 2023. Além disso, poderão obter outras informações sobre o imposto.

O que é e como funciona a cobrança do IPVA?

IPVA Amazonas AM

Em suma, o IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é o tributo devido anualmente pelos contribuintes e cobrado normalmente no início do ano.

Ele é cobrado de todos aqueles que têm a propriedade de veículo automotor, como carros, motos, ônibus, vans, caminhões, entre outros, sempre começando no início do ano e se estendendo pelos meses seguintes, de acordo com o número final da placa.

No Estado do Amazonas o órgão responsável pelo recolhimento do imposto é a Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ AM. A Secretaria tem o apoio do DETRAN AM – Departamento Estadual de Trânsito.

O imposto arrecadado é repartido da seguinte forma: 20% vão para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O remanescente é repartido 50% (cinquenta por cento) para o Estado e a outra metade para o município de registro do veículo.

Valor do IPVA 2023 AM – Cálculo e Alíquotas

IPVA

O valor a ser pago por cada contribuinte é calculado tomando como base o valor de mercado (valor de tabela) do veículo. Além disso, deve-se levar em conta a alíquota atribuída, que varia de acordo com as características do veículo.

Para o IPVA Amazonas 2023 serão utilizados os valores constantes na Tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Já as alíquotas devem permanecer inalteradas, sendo de:

  • 3% (três por cento) para veículos de passeio, comercial leve e veículos de esporte ou corrida, com capacidade superior a 1.000 cilindradas;
  • 2% (dois por cento) para veículos de carga, de transporte coletivo, biciclos, triciclos e demais veículos, inclusive de passeio e comerciais leves com capacidade até 1.000 cilindradas.

Para veículos novos é considerado para base de cálculo o valor constante na nota fiscal ou documento de aquisição.

Veja também: Como pagar o IPVA 2023 pelo Bradesco.

Calendário, Pagamento e Descontos IPVA Amazonas 2023

VENCIMENTOS IPVA

O calendário de pagamento IPVA Amazonas 2023 normalmente tem algumas regras que dão direito a descontos. Os abatimentos se dão conforme a antecipação da quitação do imposto, conforme abaixo:

  • Os contribuintes que quitarem o IPVA 2023 em cota única no vencimento da primeira parcela terão 10% de desconto.
  • Quem quitar em cota única no vencimento da segunda parcela terá 5% de desconto.
  • Por fim, quem quitar na última opção de cota única, que é no vencimento da terceira e última parcela, não terá descontos.
  • Há também a possibilidade de pagar parcelado em três vezes, também sem direito a descontos.

Obs. 1: Os meses de vencimento se dão de acordo com o número final da placa e podem ser consultados a seguir, neste mesmo artigo.

Obs. 2: os valores e datas acima são apenas projeções tendo como base anos anteriores e serão atualizados caso haja alguma alteração.

Tabela de Vencimentos do IPVA Amazonas 2023

Placa1ª Cota ou Cota Única (10%) 2ª Cota ou Cota Única (5%)3ª Cota ou Cota Única (Sem Desc.)
1jan-23fev-23mar-23
2fev-23mar-23abr-23
3mar-23abr-23mai-23
4abr-23mai-23jun-23
5mai-23jun-23jul-23
6jun-23jul-23ago-23
7jul-23ago-23set-23
8ago-23set-23out-23
9set-23out-23nov-23
0out-23nov-23dez-23

Desconto Bom Condutor (Até 30%)

Além dos descontos no pagamento à vista, também está disponível o chamado “Desconto para o Bom Condutor”. O programa consiste em reconhecer e beneficiar o condutor que não tiver infração de trânsito.

Quem não cometeu infração no último ano tem direito a 10% de desconto. Quem não teve multa nos dois últimos anos tem 15% e quem foi regular nos últimos três anos, 20%.

O contribuinte pessoa física deve ter o veículo lançado no seu CPF para solicitar os benefícios concedidos pela Lei do Bom Condutor. Acesse agora mesmo o site da SEFAZ para solicitar, caso se enquadre nas regras.

Consulta e 2ª via IPVA Amazonas 2023

CONSULTA IPVA

O contribuinte deverá acessar o site oficial do DETRAN AM ou SEFAZ AM para realizar consultas e imprimir os documentos para pagamento, inclusive a 2ª via, se for o caso. Basta clicar nos links acima. Posteriormente será necessário informar os dados solicitados.

O pagamento, de acordo com o DETRAN AM, poderá ser realizado nos Canais de atendimento:

  • Presencial: Banco Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica (lotéricas), caixas eletrônicos da rede 24 Horas ou terminais de autoatendimento;
  • Eletrônico: Internet Bank Bradesco ou outros aplicativos dos referidos bancos acima.

Em caso de dúvidas entre em contato com a SEFAZ ou DETRAN.