IPVA 2023 AL – Alagoas: Valor, Descontos, Atrasado

O Governo do Estado de Alagoas em breve divulgará as informações referentes ao IPVA AL 2023. Porém, como poucas são as mudanças entre um ano e o seguinte, os contribuintes poderão se antecipar e conferir abaixo informações do IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores do próximo exercício.

Quando o ano começa, todos aqueles que têm carro, moto ou outro tipo de veículo já começam a lembrar que têm o IPVA (entre outros compromissos) para pagar. Já que não dá para fugir desta responsabilidade, o melhor a se fazer é se preparar e aproveitar as melhores condições oferecidas.

O que é e como funciona a cobrança do IPVA?

IPVA Alagoas AL

O IPVA tem competência de cada um dos 26 Estados e do Distrito Federal e incide sobre a propriedade de veículo automotor. Em outras palavras, cabe a cada Governo Estadual estabelecer as regras anualmente e divulgá-las aos contribuintes. Estes últimos, por sua vez, devem pagar o imposto nos prazos estipulados. Do contrário, pagam juros, multas, correção monetária e outras sanções previstas para o IPVA atrasado.

No Estado de Alagoas a SEFAZ AL e DETRAN AL são os responsáveis pela arrecadação e licenciamento. Além disso, são eles que divulgam as informações, o que ocorre sempre nos últimos meses do ano.

O imposto arrecadado é repartido da seguinte forma: 20% vão para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O remanescente é repartido 50% (cinquenta por cento) para o estado e a outra metade para o município de registro do veículo.

Cálculo do IPVA AL 2023

CALCULAR IPVA

O IPVA Alagoas 2023, que será cobrado a partir dos primeiros meses do ano, é calculado tomando como base os valores de tabela dos veículos e as alíquotas estabelecidas pela legislação estadual. Já falamos em outro artigo sobre como calcular o IPVA do seu veículo.

Os valores de tabela são os calculados pela FIPE, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, no mês de lançamento do IPVA pela SEFAZ AL. Esses valores ficam disponíveis para consulta no site da Secretaria.

Alíquotas IPVA 2023 AL

Por outro lado, as alíquotas são:

Ônibus

Ônibus, Microônibus, Caminhões, Cavalo Mecânico, Aeronaves e Embarcações1%

Motocicletas e similares

Para Motocicleta, Ciclomotor, Triciclo, Quadriciclo, Motoneta e similares, não superiores a 150cc as alíquotas se dão da seguinte forma:

Até 50 cilindradas0%
Não superior a 150 (cento e cinquenta) cilindradas cúbicas2%
Potência acima de 150 até 400 cilindradas cúbicas2,75%
Potência acima de 400 cilindradas cúbicas3,25%

Automóveis de passeio e similares

Para Automóvel de passeio, Utilitário, Carga ou Misto as alíquotas se dão de acordo com as seguintes regras:

Potência de até 80 hp2,75%
Potência de 81hp até 160 hp3%
Potência acima de 160 hp3,25%
Veículos não discriminados nos incisos anteriores3,25%
Veículos de propriedade de locadoras1%
Veículos de gás natural ou híbridos1,50%

Veja também: Como obter isenção para PCD no IPVA.

Pagamento e Descontos IPVA Alagoas 2023

PAGAR IPVA

Mais uma vez o pagamento do IPVA Alagoas 2023 poderá ser feito em cota única (duas opções) ou em até seis parcelas mensais e sucessivas.

É concedido o desconto de 5% sobre o valor do imposto em caso de pagamento em cota única, que vence no último dia útil de janeiro. No entanto, para quem parcelar não haverá desconto.

Uma terceira opção é pagar em cota única no vencimento da primeira parcela, no entanto sem direito a descontos.

Lembrando que os vencimentos se dão de acordo com o número final da placa, vencimentos estes que podem ser consultados no site da SEFAZ. Basta acessar o site http://sefaz.al.gov.br/ e, posteriormente, informar os dados do veículo.

Outra informação importante: quem estiver em débito com o IPVA de exercícios anteriores só poderá pagar o IPVA 2023 de Alagoas em parcela única. Não há opção de parcelamento.

Tabela de Vencimentos do IPVA AL 2023

VENCIMENTOS IPVA

Como dissemos antes, os vencimentos das parcelas mensais se dão de acordo com o número final da placa dos veículos, com exceção da cota única com desconto, que é no último dia útil de janeiro para todas as placas.

  • 1 e 2: vencimentos de fevereiro a julho
  • 3 e 4: vencimentos de março a agosto
  • 5 e 6: vencimentos de abril a setembro
  • 7 e 8: vencimentos de maio a outubro
  • 9 e 0: vencimentos de junho a novembro

Os vencimentos das parcelas são sempre no último dia útil de cada mês. O imposto, quando não pago no prazo de seu vencimento, ficará sujeito ao acréscimo de multa e juros.

Por fim, lembramos que todas as regras acima são baseadas nos últimos exercícios do IPVA. Assim que novas informações forem divulgadas pela SEFAZ nós iremos prontamente atualizar esta página.