IPVA 2023 AC – Acre: Consulta, Tabela, Vencimento, 2ª Via

Início de ano é sempre a mesma história – é o momento de pagar aquelas tradicionais despesas desta época do ano. Entre elas certamente está o IPVA, mas também o IPTU, matrículas e materiais escolares, entre outros.

A Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ Acre e o DETRAN AC divulgarão muito em breve todas as informações referentes ao IPVA do próximo ano.

Os contribuintes proprietários de veículos no Estado do Acre poderão esclarecer neste artigo dúvidas do IPVA AC 2023, se preparando para o correto pagamento e obtendo as melhores condições oferecidas.

Mas afinal o que é IPVA? Como é calculado?

IPVA Acre AC

O IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é cobrado anualmente pelo Estado. Ele tem como fato gerador a propriedade de veículo automotor de qualquer espécie.

Normalmente durante os últimos meses do ano a SEFAZ e DETRAN divulgam as regras do IPVA do ano seguinte.

O IPVA Acre 2023 a ser recolhido será calculado da seguinte forma:

  • Em primeiro lugar, deve-se obter o valor de mercado do veículo.
  • Depois disso, multiplica-se a alíquota correspondente pelo valor do veículo em questão. Veja como calcular o IPVA 2023.

O valor venal nada mais é do que o valor de mercado dos veículos. No Estado do Acre é utilizada a Tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas para base de cálculo do IPVA.

Alíquotas do IPVA Acre 2023

ISENÇÃO IPVA

Cada Estado define suas alíquotas. Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, por exemplo, têm as maiores alíquotas do país para veículos de passeio. As alíquotas são estabelecidas pelo Governo do Estado em:

  • 2% para veículos de passeio.
  • 1% para veículos automotores, inclusive ciclomotores e motocicletas.
  • 1% para veículos de transporte público de passageiros.

Calendário, Pagamento e Descontos IPVA AC 2023

O pagamento do IPVA Acre 2023 poderá ser efetuado em cota única ou em três parcelas. Já as datas de vencimento dependem do final da placa.

Os contribuintes que pagarem à vista terão direito a desconto de 10% sobre o valor total. O vencimento da cota única é o mesmo da primeira parcela.

Em caso de pagamento parcelado, o valor de cada parcela obedece aos seguintes critérios: 1ª parcela correspondente a 33,34% do valor do imposto; 2ª e 3ª parcelas correspondentes a 33,33% do valor do imposto, respectivamente. Entretanto, não há desconto e cada parcela não poderá ser inferior a R$ 50,00.

Tabela de Vencimentos do IPVA no Acre

VENCIMENTOS IPVA

Entenda abaixo como funcionam os vencimentos do IPVA AC 2023 de acordo com o número final das placas dos veículos:

  • 1 e 2: cota única em janeiro ou parcelado com vencimentos em janeiro, fevereiro e março.
  • 3 e 4: cota única em fevereiro ou parcelado com vencimentos em fevereiro, março e abril.
  • 5: cota única em março ou parcelado com vencimentos em março, abril e maio.
  • 6: cota única em abril ou parcelado com vencimentos em abril, maio e junho.
  • 7: cota única em maio ou parcelado com vencimentos em maio, junho e julho.
  • 8: cota única em junho ou parcelado com vencimentos em junho, julho e agosto.
  • 9: cota única em julho ou parcelado com vencimentos em julho, agosto e setembro.
  • 0: cota única em agosto ou parcelado com vencimentos em agosto, setembro e outubro.

Todos os vencimentos ocorrem no último dia útil de cada mês.

As informações aqui apresentadas se baseiam no IPVA do último exercício. Assim que forem disponibilizadas as regras do IPVA Acre 2023 nós iremos prontamente atualizar esta página.

Consulta e 2ª via IPVA Acre 2023

2ª VIA IPVA

A consulta para o pagamento do IPVA 2023 poderá ser realizada através do site do DETRAN AC. Além disso, também poderá ocorrer no Órgão Fazendário Estadual de cada município.

De acordo com a Sefaz, os boletos de cobranças devem ser encaminhados ao contribuinte ainda na primeira semana de janeiro. Porém, em caso de problemas no recebimento, o contribuinte não fica desobrigado de pagar o IPVA. Assim, deverá obter a 2ª via do IPVA Acre 2023 pelo site do Detran.

De acordo com o DETRAN AC, após a quitação dos débitos os proprietários devem entrar na plataforma de autoatendimento no site para obter o documento atualizado do veículo. Isso inclui a taxa de licenciamento e também o Seguro DPVAT.

Isenção do IPVA Acre 2023

ISENÇÃO IPVA

De acordo com a SEFAZ, podem requerer isenção no Estado os taxistas, mototaxistas, deficientes mentais, visuais e físicos e autistas.

Para solicitar a isenção do IPVA Acre 2023 o interessado deve acessar o site para preencher o formulário e depois disso reunir a documentação que comprove a condição declarada.