Consulta e 2ª Via IPVA MG 2023: Renavam, placa, atrasado

Com a chegada do início do ano, é o momento de fazer a consulta do IPVA 2023 e se preparar para o pagamento, aproveitando as melhores oportunidades oferecidas.

Veja aqui como fazer a consulta do IPVA MG 2023 e emitir a 2ª via de boleto (DAE), se necessário, para efetuar o pagamento do imposto.

Vencimentos e Pagamento do IPVA MG 2023

VENCIMENTOS IPVA

Antes de fazer a consulta dos valores a pagar, é importante conhecer as datas de vencimento, bem como opções de pagamento do IPVA 2023 em Minas Gerais.

Em Minas há apenas um calendário unificado para todos os finais de placa. Assim, todos têm vencimentos nos mesmos meses. O que muda é apenas o dia de pagamento dentro de cada mês, que, dependendo do final da placa, pode variar entre os dias 21 e 31.

Geralmente os vencimentos em MG são em janeiro, fevereiro e março. Porém, no último ano o calendário mudou para março, abril e maio. No primeiro mês de vencimento é possível pagar antecipado e obter descontos sobre o valor total. Mas quem preferir pode pagar no primeiro vencimento apenas a primeira cota, pagando a segunda e a terceira nos meses seguintes, no entanto sem direito ao desconto.

Veja também: nosso artigo especial sobre todos os vencimentos do IPVA MG 2023.

Isenção do IPVA: quem tem direito?

De acordo com a legislação atual, muitas são as situações em que é possível obter a isenção do pagamento do IPVA. Você pode conhecer todas essas condições em nossa página especial sobre a isenção do IPVA MG 2023.

Veja abaixo as principais situações em que há o benefício para os contribuintes mineiros:

  • portador de deficiência física, visual, mental severa ou profunda, síndrome de Down ou autista
  • taxistas legalmente cadastrados em suas Prefeituras e que recolhem INSS
  • carros antigos que possuem valor histórico

IPVA Atrasado: como consultar e pagar?

IPVA Atrasado

Deixou o IPVA MG 2023 atrasado? Não se preocupe. É possível regularizar a sua situação rapidamente.

Infelizmente, ao perder as datas de vencimento o contribuinte perde automaticamente o desconto da cota única e ainda deixa escapar o desconto do Bom Pagador.

Para consultar o IPVA atrasado em Minas Gerais basta seguir os passos abaixo, referentes ao IPVA em dia, já que em ambas as situações a consulta se dá da mesma forma.

Consulta Veículo Detran (Chassi e Placa)

CONSULTA IPVA

Primeiramente, para saber todos os débitos vinculados ao veículo, como licenciamento, IPVA e multas, faça a consulta através do DETRAN MG.

É preciso acessar o site oficial (Consulta Situação Veículo Detran MG) e preencher os dados solicitados pelo sistema, que são:

  • Chassi
  • Placa do veículo

Esses dados constam no CRLV anterior ou no CRV, além de documentos como apólice de seguro e outros relacionados ao veículo.

Consulta IPVA MG 2023 pelo RENAVAM SEF – Fazenda

Consulta IPVA MG

Para consultar exclusivamente o IPVA e a taxa de licenciamento, siga os passos abaixo:

  • Acesse o site oficial da SEF – Fazenda MG;
  • Informe o Registro Nacional de Veículos Automotores, o RENAVAM;
  • Agora escolha o exercício atual;
  • Resolva o reCaptcha e clique em “Continuar”.

Imprimir 2ª via DAE (boleto) IPVA MG 2023

Após fazer a consulta seguindo os passos acima, basta fazer a impressão ou download do PDF do Documento de Arrecadação Estadual – DAE.

Mas e agora, como pagar o IPVA? Simples! Basta se dirigir aos terminais de autoatendimento dos bancos credenciados, seus correspondentes, aplicativos ou internet banking para efetuar o pagamento com o DAE. Ainda mais fácil é pagar o IPVA MG 2023 pelo seu banco, com débito diretamente em sua conta.